ÉTICA RESPONSABILIDADE SOCIAL E POLÍTICAS DE ACESSIBILIDADE PARA A ARQUIVOLOGIA.
O Congresso Nacional de Arquivologia (CNA) em sua 8ª edição irá reunir profissionais da arquivística que por meio de debates e discussões teóricas e através da interação entre docentes, discentes, técnicos e gestores, proporcionará a ampliação de conhecimento e trocas de experiências que visam contribuir para o avanço teórico da área compreendendo o ensino, pesquisa e extensão.
Esta edição do CNA objetiva o compartilhamento de saberes a partir dos sugeridos no lema do evento, além das várias temáticas e práticas da Arquivologia, com abordagem dos temas: epistemologia arquivísticae interdisciplinaridade, a gestão arquivística, patrimônio e memória arquivística, documentos e repositórios digitais, representação arquivística, associativismo e visibilidade social..
O arquivista é o sujeito que forma o elo entre a ciência (arquivologia), o arquivo e o usuário. É ele, o gestor que se pauta pela ética como o princípio primeiro, reconhece a função social dos arquivos quando na sua práxis, busca identificar e atender às necessidades de informação de um indivíduo ou comunidade. Cuida dos documentos que lhe são confiados, zelando pela preservação do patrimônio e da memória arquivística com o fim de disseminação assim como trabalha para a conquista das políticas de acesso considerando os aspectos de acessibilidade física, social e informacional.
O VIII CNA compreendendo a tríade Arquivologia, Arquivo e Arquivista, lhe dá as boas vindas para juntos, construirmos esse evento como um grande espaço de formação de conhecimento.
Sonia Scoralick
Fonte: http://viiicna.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário!