quinta-feira, 2 de junho de 2016

I Fórum Nacional de Repositórios Digitais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

novembro 16, 2016 – novembro 18, 2016


O I Fórum Nacional de Repositórios Digitais, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte através do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento (PPGIC), do Departamento de Ciência da Informação (DECIN) e da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) e será realizado em Natal, Rio Grande do Norte no período de 16 a 18 de novembro de 2016 e tem por objetivo promover um espaço de discussão teórica e prática acerca dos Repositórios Digitais através de mesas redondas, relatos de experiência e de pesquisa e minicursos.

Eixos Temáticos
Ementa
Objetivo
1 – Gestão e Políticas para Repositórios Digitais
Gerenciamento, acesso e uso da produção de repositórios digitais, considerando aspectos relacionados ao povoamento, ao auto-arquivamento e às políticas de informação e de funcionamento.
Abordar diretrizes para criação e implementação de políticas de informação e funcionamento de repositórios digitais com vistas a garantir o gerenciamento e o acesso da produção científica.
2 – Metadados em Repositórios Digitais
Padrões de metadados, repositórios de dados, web semântica, ontologias e protocolos de interoperabilidade.
Apresentar padrões, modelos conceituais, ferramentas e protocolos que auxiliem na descrição de metadados, nas modelagens (semânticas e ontológicas) e na interoperabilidade de recursos informacionais (dados, publicações e objetos digitais) aplicáveis a interface de repositórios digitais.
3 – Tecnologias para Repositórios Digitais
Plataformas de gerenciamento de repositórios digitais; métodos, técnicas e tecnologias para projeto e customização da interface de repositórios digitais, com base nos princípios da arquitetura da informação e usabilidade; experiência do usuário na criação de repositórios digitais; serviço de descoberta.
Apresentar ferramentas de gerenciamento, acesso e uso da produção científica acessível por meio de repositórios digitais de acesso livre e abordar métodos, técnicas e tecnologias que contribuam para a otimização das interfaces de repositórios digitais.
4 – Preservação em Repositórios Digitais
Metodologias, modelos, padrões e recomendações de preservação em repositórios digitais.
Apresentar modelos conceituais, metodologias, padrões e diretrizes que norteiem uma política de preservação para a sustentabilidade a longo prazo de repositórios digitais.

Informações sobre a Conferência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!