Em nota divulgada na semana passada, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento anunciou que começou a utilizar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), plataforma virtual de gestão e tramitação de documentos. O objetivo é dar maior agilidade às análises de processos e acabar com o estoque de papel, gerando economia de recursos públicos e eficiência na gestão. O Mapa implantou o sistema em quatro meses, tempo recorde entre os órgãos da administração federal.
O prazo foi considerado ambicioso, principalmente quando se leva em conta o volume de pessoas afetadas, cerca de 11 mil servidores em todas as unidades da Federação, inclusive em portos, fronteiras, aduanas e aeroportos. A secretária Luzenir Pereira da Costa, que trabalha na Assessoria de Comunicação Social do ministério, em Brasília, foi uma das primeiras a fazer o curso de treinamento: “A tramitação das informações é bem mais rápida.
Várias pessoas têm acesso ao mesmo documento simultaneamente”. Outros órgãos que aderiram ao SEI já perceberam economia significativa na compra de papéis e materiais de impressão. Levantamento do Ministério da Integração mostra que, de junho a setembro de 2015, a pasta reduziu em 60% o volume comprado de resmas de papel, 40% em canetas, 66% em etiquetas e 36% em clipes. “A modernização e a inovação do Mapa é um dos eixos da gestão da ministra Kátia Abreu e a implantação do SEI é um marco neste sentido.
O sistema traz economia, transparência e agilidade aos processos, sempre visando sustentabilidade e melhor prestação de serviços à sociedade”, disse o diretor do Departamento de Gestão Estratégica, Alexandre Gedanken. A implantação do sistema no Mapa foi oficializada por uma portaria publicada na edição do último dia 18 do Diário Oficial da União, que define normas, rotinas e procedimentos de instrução do processo eletrônico. As informações detalhadas podem ser acessadas aqui.
Fonte1: CarneTec
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