quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

VII Encontro de Arquivos Científicos



PROGRAMA PRELIMINAR | VII ENCONTRO DE ARQUIVOS CIENTÍFICOS
Tema: Gestão de documentos e Acesso à informação: desafios e diretrizes para as instituições de ensino e pesquisa.

• 24 de junho de 2015
Entrega de material e visitas técnicas
10h | Visita técnica ao MAST
14h | Visita à FCRB
16h | Conferência de Abertura: Drª Julie McLeod - Northumbria University, Reino Unido

• 25 de junho de 2015:
9.00 – 12.00 | Primeira sessão Plenária: Gestão de documentos e a sua relação com a sociedade.

O compromisso com o acesso às informações produzidas no âmbito da administração pública assumido pelo estado Brasileiro com a promulgação a Lei 12.527/2011, a Lei de Acesso à Informação, implicitamente considera que as organizações do poder público possuem um controle sobre essas informações que produzem e que recebem. Dessa forma, poderíamos igualmente considerar que os documentos são controlados pelos seus organismos produtores em sua fase de produção; de utilização e manutenção; e na fase de destinação. Essa plenária considera a gestão de documentos como o conjunto de ações, procedimentos e operações técnicas envolvendo desde a produção, tramitação, uso e destinação dos documentos visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente, e de modo a promover o seu controle continuado. Assim, pretende-se discutir em que medida a relação entre a gestão de documentos e a gestão da informação está efetivamente equalizada no Estado e quais são os parâmetros mínimos para um programa de gestão de documentos que possa assegurar o efetivo acesso às informações e a transparência do Estado.
Coordenação: Lucia Maria Velloso de Oliveira – Fundação Casa de Rui Barbosa/MinC
Conferencistas:
Geoffrey Yeo – University College of London, Reino Unido
José Maria Jardim – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Renato Tarciso de Sousa – Universidade de Brasília
12h – 14h | Intervalo para almoço
14h – 17h | Sessão de Comunicações Livres
17h – Lançamento de publicações

• 26 de junho de 2015:
9h – 12h | 2ª Plenária: Atividade de pesquisa e a gestão de documentos
As atividades de pesquisa são realizadas em universidades, centros e instituições de pesquisa e em ambientes como laboratórios, núcleos, centros, grupos entre outros, reunindo pesquisadores com diferentes perfis e instituições em torno de um objetivo. A pesquisa, considerada área-fim das instituições, produz uma ampla gama de documentos, de variados gêneros, suportes e tipologias que, para ser realizada, pressupõe o planejamento em etapas e atividades, cujas ações devem ser registradas e rastreadas. Para tal, faz-se necessário o controle dos documentos produzidos durante todo o processo de pesquisa. Efetivamente, para que os documentos produzidos sejam adequados e apropriados é necessário que o Programa de Gestão de Documentos inclua essas atividades como seu objeto de investigação e normatize sua elaboração, manutenção, uso e destinação, avançando na discussão em relação à identificação do que é patrimônio arquivístico institucional em uma organização de pesquisa e de ensino.
Coordenação: José Benito Yárritu Abellás – Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCT)
Conferencistas:
Maria Fernanda Rollo – Universidade Nova de Lisboa
Maria Celina Soares de Mello e Silva – Museu de Astronomia e Ciências Afins/MCT
Lucia Maria Velloso de Oliveira – Fundação Casa de Rui Barbosa/MinC
12h – 14h - Intervalo para almoço
14h – 17h – Sessão de Comunicações Livres.
17h – Solenidade de encerramento

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