segunda-feira, 7 de abril de 2014

I Semana Acadêmica de Arquivologia UEPB


I SEMANA ACADÊMICA DE ARQUIVOLOGIA DA UEPB
O Centro Acadêmico de Arquivologia da UEPB (CAARQ), Gestão "Atitude Coletiva", realizará a I Semana Acadêmica de Arquivologia da UEPB entre o período de 09 a 11 de Abril de 2014 com a temática: “ARQUIVOLOGIA: Campo de Múltiplas Abordagens".
A Semana Acadêmica é um evento que tem o objetivo de tecer diálogos sobre as diversas nuances arquivísticas, abordando discussões e questionamentos de modo colaborativo, contando com palestras, oficinas e minicursos, assim proporcionando a integração e troca de conhecimentos e experiências entre docentes, discentes, profissionais arquivistas e profissionais de áreas interdisciplinares nos temas pertinentes na área da Arquivologia, além da apresentação de projetos culturais do curso de Arquivologia, também abre espaço para apresentação de Artigos e Projetos de estudantes, assim incentivando a produção acadêmica.
As Palestras apresentam eixos temáticos como: Ciência da Informação, Profissional Arquivista, Empreendedorismo e Memória, nas Oficinas e Minicursos contamos com os temas: Gestão Pública, Tecnologia da Informação e Gerenciamento Arquivístico.
O evento contará com as participações especiais de Jussara Borges de Lima –Professora Doutora em Comunicação e Mestre em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Chico Cesar – cantor, compositor e Secretário de Cultura do Estado da Paraíba, Beto Brito – cantor, compositor, cordelista, Onaldo Rocha de Queiroga – Juiz do Tribunal de Justiça da Paraíba e Beto Chaves – Palestrante e apresentador do Programa Papo Arretado, Eduardo Ramalho - Palestrante e Consultor Empresarial. Além de Docentes e Arquivistas egressos da UEPB Campus V - João Pessoa - PB.
PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira – 09 de Abril

Manhã
07h às 08h – CREDENCIAMENTO
08h às 09h – MESA DE ABERTURA
Convidados:
Francisco Jaime Bezerra Mendonça Júnior - Diretor do Campus V Maria José Cordeiro de Lima - Coordenadora do Curso de Arquivologia
Adriana Andre Soares – Diretora do Centro Acadêmico de Arquivologia
Bruno Pereira de Lima – Coordenador de Memória da Executiva Nacional dos estudantes de Arquivologia e Diretor do Centro Acadêmico de Arquivologia UEPB.
Júnio Felipe Correia de Figueiredo – Diretor da Empresa Júnior de Arquivologia. Rafael Melo – Arquivista da UEPB Campus V.
09h às 12h – PALESTRA: “Diálogos Arquivísticos: Compartilhando Experiências e Perspectivas”.
Palestrantes:
Josivan Soares Ferreira – Arquivista do SESC
José Canuto da Silva Júnior – Arquivista do IFPB
Danielle Alves - Arquivista da UFPE e Docente da UEPB
Everaldo Bezerra Chaves – Arquivista e Funcionário da Secretária de Saúde de João Pessoa.
Régia Félix – Arquivista do SENAI Mediadora: Maria José Cordeiro de Lima - Coordenadora do Curso de Arquivologia

Noite
18h às 19h – CREDENCIAMENTO
19h às 22h – PALESTRA: “Arquivologia e suas múltiplas abordagens na Sociedade da Informação”.
Palestrante:
Jussara Borges de Lima – Professora de Arquivologia UFBA, Doutora em Comunicação e Cultura Contemporânea UFBA, Mestre em Ciência da Informação UFBA.
Mediador:
Josemar Henrique de Melo – Professor de Arquivologia UEPB, Doutor em Documentação pela Universidade do Porto e Mestre em Ciência da Informação UFPB.
Convidado:
Henrique Elias Cabral França – Professor de Arquivologia UEPB e Mestre em Ciência da Informação UFPB.

Quinta-feira – 10 de Abril

Manhã
08h às 10h – MINICURSO: Gestão de Arquivos Públicos.
Ministrante: Esmeralda Porfírio Salles – Professora de Arquivologia UEPB.
10h às 12h – OFICINA: Tecnologia da Informação.
Ministrante:
Krol Jãnio Remigio – Companhia de Processamento de Dados da
Paraíba – CODATA

Tarde
17h - Apresentação de Artigos e Projetos

Noite
19h às 22h - PALESTRA: “O Empreendedorismo na Área da Arquivologia” Palestrante: Beto Chaves – Palestrante e apresentador do Programa “Papo Arretado” da RCTV. Eduardo Ramalho – Palestrante e Consultor Empresarial. Mediadora: Jacqueline Echeverría Barrancos – Professora de Arquivologia UEPB, Mestra em Administração UFPB, Doutora em Estratégias Empresariais UFPB.

Sexta-feira – 11 de Abril
Manhã
08h às 12h – OFICINA: Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento para Arquivistas. Ministrante: Jimmy de Almeida Léllis – Professor de Arquivologia UEPB Colaboradores: Eron Mendes de Carvalho – Estudante de Arquivologia UEPB Pablo Roberto Cordeiro Leitão - Estudante de Arquivologia UEPB

Tarde
17h - Apresentação de Artigos e Projetos

Noite
19h às 20h – Apresentação de Projetos Culturais do curso de Arquivologia UEPB Campus V.
20h às 22h - PALESTRA: “Memória: Patrimônio Cultural e Social”.
Palestrantes:
> Sr. Raimundo Normando Madeiro Monteiro - Secretário da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos - CPAD TRT da Paraíba.
> Beto Brito – Cantor, Compositor e Cordelista.
> Onaldo Rocha de Queiroga – Juiz do Tribunal de Justiça-PB.
Mediadora:
Manuela Eugênio Maia – Professora de Arquivologia UEPB, Mestra em Educação UFPB, Bibliotecária UFPB e Editora da Revista Analisando em Ciência da Informação (Racin).

22h – ENCERRAMENTO: Apresentação Cultural:
PUA – Projeto Universidade em Ação - Teatro
ARQUIBANDA – Pop-Rock

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!