quinta-feira, 6 de junho de 2013

Arquivo Público recebe scanner planetário

Ascom
Arquivo Público recebe scanner planetário
Arquivo Público recebe scanner planetário
 
Na última terça-feira, 04, o Arquivo Público de Alagoas (APA), recebeu o scanner planetário de modelo alemão considerado um grande passo na preservação da memória alagoana. A aquisição do scanner é fruto de um projeto do diretor do APA, Marcos Vasconcelos Filho, aprovado em parceria com o Gabinete Civil e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).
O projeto solicitava a importação do scanner para o Brasil pela necessidade de salvaguardar documentos históricos que envolvem quatro séculos de capitania, província e unidade federativa. Entre esses documentos estão manuscritos datilografados e impressos, livros, revistas, jornais e fotografias. “No APA, em Alagoas, temos uma média de cinco mil caixas de arquivos catalogados. Iremos iniciar agora um trabalho árduo de digitalização e o scanner vai ser peça fundamental nessa jornada”, afirmou Marcos Vasconcelos.
Nos dias 13 e 14 deste mês, um técnico virá de São Paulo para realizar a montagem do scanner no APA, ao mesmo tempo em que fará um treinamento para que a equipe do Arquivo aprenda a usá-lo. A expectativa é que já no dia 14 a digitalização dos documentos comece. “Já estamos em fase final de organização e catalogação do acervo. Usando um scanner planetário desse porte, um dos poucos no Brasil, teremos muita celeridade nos trabalhos”, concluiu Marcos.
Entre as muitas funções do scanner, estão a captação de imagens em alta resolução com tamanho até A1, captura em 3D para compensação inteligente das curvaturas de encadernações, inclusão opcional de marca d’água e régua digital para ciência do tamanho original da peça digitalizada. Para Álvaro Machado, Secretário-chefe do Gabinete Civil que apoiou a iniciativa do projeto, “esse é um grande avanço para o APA e para o nosso Estado, pois, através dessa ferramenta, teremos muito mais segurança na preservação de nossas memórias”, afirmou o Secretário.
“Essa aquisição é também bastante pioneira. Alagoas é um dos poucos Estados que já contam com essa tecnologia e, seguindo nosso exemplo, o Arquivo Público Nacional vem se preparando para adquirir uma ferramenta igual a nossa”, concluiu Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!