Apresentação
Algum tempo já nos distancia do período
crítico de instalação da festejada, ou temida, sociedade digital. Foram
muitos os títulos que recebeu: sociedade pós-industrial, pós-moderna, da
informação, do conhecimento, da aprendizagem, e mais outras alcunhas,
de acordo com a face que nos mostrou em algum momento, dando ensejo a
que correntes de pensadores a considerassem a salvação ou a destruição
da humanidade, tal a força de seu fetiche. Seus atributos foram
decisivos para transformar o mundo produtivo, dos negócios e do
trabalho, garantir os interesses políticos e a política econômica,
remodelar a educação, a arte, a cultura, os hábitos e as relações
sociais. Vivemos hoje uma outra realidade, um outro cenário. E não
podemos deixar passar a oportunidade de refletir sobre esta complexa
conjuntura. Afinal, alcançamos mesmo uma sociedade sem fronteiras, com
acesso pleno à informação, à educação, ao conhecimento, à cultura, ao
lazer, com garantias de uma vida melhor?
Tema - Mundo digital: uma sociedade sem fronteira?
Subtema 1- Acesso ao conhecimento: quebra das barreiras por meio de tecnologias digitais
Facilidades de acesso à informação e comunicação, propiciadas pela internet, como determinantes na promoção e construção do conhecimento e inovação tecnológica. Práticas de compartilhamento, interação e participação, que se intensificam ou se reformulam a partir das tecnologias digitais. Quebra de barreiras no acesso à informação, propiciadas pelas tecnologias de informação e comunicação. Surgimento de novos condicionantes – políticos, econômicos, sociais, científicos tecnológicos e de infraestrutura – para o acesso ao conhecimento. Competências digitais. Competências infocomunicacionais.
Subtema 2 - Transparência e opacidade da informação: reflexões sobre a atual conjuntura política
Potencialidades e condicionantes da internet para práticas relacionadas à transparência,accountability, mobilização de grupos e deliberação pública. Novas formas de controle e opacidade da informação. Efeito “bolha”, gerado por sistemas de busca. Lei de acesso à informação: avanços e limitações.
Subtema 3 – Midiatização da informação: aplicações e implicações
Compartilhamento, etiquetagem, entrelaçamento, convergência, avaliação e organização da informação em ambientes digitais, levando à interpenetração dos papéis de produtores, consumidores, críticos, editores e gestores. Prosumidores de informação. Redes sociais como espaços de construção de relações, grupos de trabalho, compartilhamento de interesses, gestão do conhecimento, divulgação de produtos e serviços etc. Mídias digitais como recursos para produção e divulgação de manifestações culturais de toda natureza.
Subtema 1- Acesso ao conhecimento: quebra das barreiras por meio de tecnologias digitais
Facilidades de acesso à informação e comunicação, propiciadas pela internet, como determinantes na promoção e construção do conhecimento e inovação tecnológica. Práticas de compartilhamento, interação e participação, que se intensificam ou se reformulam a partir das tecnologias digitais. Quebra de barreiras no acesso à informação, propiciadas pelas tecnologias de informação e comunicação. Surgimento de novos condicionantes – políticos, econômicos, sociais, científicos tecnológicos e de infraestrutura – para o acesso ao conhecimento. Competências digitais. Competências infocomunicacionais.
Subtema 2 - Transparência e opacidade da informação: reflexões sobre a atual conjuntura política
Potencialidades e condicionantes da internet para práticas relacionadas à transparência,accountability, mobilização de grupos e deliberação pública. Novas formas de controle e opacidade da informação. Efeito “bolha”, gerado por sistemas de busca. Lei de acesso à informação: avanços e limitações.
Subtema 3 – Midiatização da informação: aplicações e implicações
Compartilhamento, etiquetagem, entrelaçamento, convergência, avaliação e organização da informação em ambientes digitais, levando à interpenetração dos papéis de produtores, consumidores, críticos, editores e gestores. Prosumidores de informação. Redes sociais como espaços de construção de relações, grupos de trabalho, compartilhamento de interesses, gestão do conhecimento, divulgação de produtos e serviços etc. Mídias digitais como recursos para produção e divulgação de manifestações culturais de toda natureza.
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