terça-feira, 23 de abril de 2013

IV SBA - SImpósio Baiano de Arquivologia

 

O IV SBA

A história do Simpósio Baiano de Arquivologia (SBA) começou em 2007 e apresentou como tema “Novas Tecnologias, Novos Arquivos”. O evento teve como objetivo permitir ao estado da Bahia a construção de um grande evento na área de Arquivologia, antes concentrados nas regiões sul e sudeste do Brasil e, ao mesmo tempo, contribuir com a consolidação da Arquivologia na Bahia, expandindo o crescimento para a região Nordeste.
Realizar o primeiro simpósio foi um desafio que era necessário para aumentar os espaços de debate e reflexão, que antes eram escassos, buscando o crescimento da área arquivística no Nordeste. A partir da primeira edição, a AABA buscou maturidade para organizar o II SBA e firmá-lo no rol dos eventos importantes voltados à área arquivística no Brasil.
A segunda edição trouxe como tema “A importância dos arquivos e dos arquivistas para a sociedade”, aconteceu em 2009, e teve uma aceitação muito boa do público. Fizeram parte do evento palestrantes renomados do Brasil, que contribuíram com as discussões sobre as novas perspectivas da Arquivologia no País. Após a consolidação do SBA no calendário de eventos arquivísticos, o III SBA, em 2011, discutiu as “Políticas Arquivísticas na Bahia e no Brasil” baseando-se em três eixos temáticos: políticas de formação, políticas de acesso à informação e políticas públicas institucionais.
As três edições obtiveram êxito, dentre outras razões, pela abrangência das discussões relacionadas à Arquivologia e pela significativa quantidade de participantes. Essa realidade credita ao SBA a credibilidade de um evento capaz de garantir retorno de aproveitamento direto e indireto aos patrocinadores, palestrantes e participantes.
Em 2013, a Bahia terá mais uma edição do SBA e a gestão atual da AABA se entusiasma com a oportunidade de organizar um evento tão rico e tradicional da Arquivologia baiana. A quarta edição do SBA acontecerá nos dias 21 a 24 de outubro de 2013, aproveitando as comemorações do dia do arquivista. O tema será “O Arquivista e a Gestão do Conhecimento nas organizações: novas perspectivas para o século XXI” e o local do evento será a Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, localizado à Rua Aristides Novis, 02, Federação.
A estrutura do evento contará com duas plenárias, dois GTs, minicursos, comunicações livres e exposição interativa. Contamos com um público estimado em 250 pessoas, oriundos da região nordeste e sudeste do país, reunindo estudantes, docentes e profissionais da Arquivologia bem como representantes de instituições públicas e privadas, além das pessoas físicas e jurídicas que atuam na área da Ciência da Informação.
Salvador, mais uma vez, sedia um evento importante da área arquivística e aguarda de braços abertos os arquivistas de todo o Brasil para juntos construirmos uma Arquivologia melhor.

PROGRAMAÇÃO DETALHADA:

21 de outubro, segunda-feira

Manhã
08:00 – CREDENCIAMENTO
09:00 às 12:00 – CONFERÊNCIA DE ABERTURA
Tarde
14:00 às 18:00 – COMUNICAÇÕES LIVRES – TEMÁTICA I: Gestão do Conhecimento
- Apresentação de 08 trabalhos selecionados, com duração de 20 minutos para exposição e 10 minutos para debate para cada apresentador.
Noite
18:00 às 21:00 – MINICURSO I: Oficina aplicação da norma ISDF com demonstração no ICA-AtoM, parte II
22 de outubro, terça-feira
Manhã
09:00 às 12:00PLENÁRIA I: “Os arquivos e a gestão do conhecimento: panoramas e interfaces”
Tarde
14:00 às 18:00 – COMUNICAÇÕES LIVRES - TEMÁTICA II: Memória Organizacional e Responsabilidade Social
- Apresentação de 08 trabalhos selecionados, com duração de 20 minutos para exposição e 10 minutos para debate para cada apresentador.
Noite
18:00 às 21:00 – MINICURSO I: Oficina aplicação da norma ISDF com demonstração no ICA-AtoM, parte II
23 de outubro, quarta-feira
Manhã
09:00 às 12:00– GT: Formação do Conselho Profissional de Arquivologia
Tarde
14:00 às 18:00 – COMUNICAÇÕES LIVRES - TEMÁTICA III: Formação do arquivista
- Apresentação de 08 trabalhos selecionados, com duração de 20 minutos para exposição e 10 minutos para debate para cada apresentador.
Noite
18:00 às 21:00 – MINICURSO II: Uso da taxonomia na organização da informação e do conhecimento nas empresas  parte I (a confirmar)
24 de outubro, quinta-feira
Manhã
09:00 às 12:00– PLENÁRIA II: “O profissional arquivista e a gestão do conhecimento: demandas contemporâneas nas organizações”
Tarde
14:00 às 18:00 – ENCONTRO CTDAIS: Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos e Sonoros
Noite
18:00 às 21:00 – MINICURSO II: Uso da taxonomia na organização da informação e do conhecimento nas empresas  parte II (a confirmar)


Fonte: http://www.arquivistasbahia.org/4sba/?page_id=2

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