sexta-feira, 15 de março de 2013

Palestra sobre Arquivos pessoais e de família à luz da era pós-custodial



A Professora Doutora Zeny Duarte, docente da Universidade Federal da Bahia, esteve na UFPB proferindo uma Palestra intitulada: Arquivos pessoais e de família à luz da era pós-custodial.

Em sua explanação a professora Zeny nos mostrou que a relação mantida pelas famílias faz do arquivo, não apenas palco da genealogia, mas fonte de memória para construções sociais. É através da memória (arquivo) que o pesquisador monta seu estudo sobre família, parentes colaterais, primos em diversos graus e em diversos lugares do mundo.

Para uma melhor reflexão sobre os arquivos de família, Zeny ressaltou que em Portugal os arquivos são administrados pela ótica da arquivologia e da informação, enquanto no Brasil os arquivos são trabalhados à luz da história e da genealogia.

Citando a Lei de Acesso à informação (Lei n° 12.527, de 18 de novembro de 2012), a professora mostra-nos a necessidade de ampliar as discussões acerca do valor do arquivo familiar no Brasil.

Segundo Zeny Duarte: “os arquivos familiares tornaram-se “Calcanhar de Aquiles” do nosso tempo para arquivologia no tocante à realidade nacional e do paradigma pós-custodial tão presente nas ciências documentais e da informação”.

Assim, no final da palestra a professora abriu espaço para questionamentos e respondeu a todos e chamou a atenção para futuros TCC em arquivologia sobre o tema: Arquivos Pessoais e Familiares.

João Paulo S. de Souza

14 de Março de 2013

Quem é Zeny Duarte?


Fotos da palestra:


















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!