sábado, 16 de março de 2013

Olhar na 2ª Oficina: Conhecendo mais o Google




No dia 16 de março do corrente ano, foi realizada a 2ª Oficina: Conhecendo mais o Google, que foi organizada pelo Professor Mestre Márcio Bezerra, juntamente com os alunos dos cursos de Arquivologia, e de Biblioteconomia, especificamente da cadeira da Representação Temática da Informação 2 (RTI2). Esta ideia surgiu em 2012 para atender a turma 2011.2 de RTI2, e que acabou se estendendo aos alunos de Metodologia do Trabalho Cientifico (MTC). Este ano, o Professor Ms. Márcio decidiu fazer a segunda edição desta oficina e trouxe para este evento o seu ex-aluno Jobson Louis para palestrar. Jobson Louis é Bibliotecário Documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) de Sousa, e o mesmo palestrou na primeira edição da oficina no ano de 2012. Foi através de um trabalho de Jobson Louis que o Prof. Ms. Márcio teve a ideia de realizar a oficina para os alunos de RT2 e de desenvolver as habilidades docentes do seu ex-aluno.

O palestrante convidado falou das curiosidades como as buscas feitas no Google, uma que são feitas milhares de buscas por dia, e milhares destas são inéditas no buscador, outra curiosidade é que o tráfego de buscas no Google através dos celulares e tablets dobra a cada ano, lembrando que as buscas estão na casa dos milhares. Ele também deu algumas dicas sobre ferramentas existentes no Google que muitos dos usuários não possuem conhecimento. Muitas vezes durante uma pesquisa usamos as “stop words”, que são preposições e artigos, que o robô do buscador considera irrelevantes na pesquisa e  só considera as palavras usadas na frase, excluindo as “stop words”. Caracteres como “?” e “!” são ignorados em uma pesquisa. Outra dica foi a calculadora, a meteorologia e a conversão de unidades e moedas do buscador.

Foi mostrado ferramentas baseadas nos operadores booleanos, ou como Google chama, operadores de pesquisa disponíveis no buscador. Temos as [“ ”] para uma pesquisa exata; o [*] para preencher espaços vazios das frases; o [-] para evitar resultados de determinado site ou determinada palavra; o [filetype:] para resultados de arquivos de determinado formato.

E para encerrarmos, quero lembrar que Jobson citou que Larry Page disse uma vez que devemos ter um desprezo saudável pelo impossível. Concluo que devemos nos questionar se alguns objetivos considerados impossíveis em nossas vidas são realmente impossíveis. Já pensou se Lary Page e Sergey Brin tivessem parado diante da ideia de criar um buscador utilizado mundialmente e que se tornaria indispensável para a maioria das pessoas?

Mas qual a importância de um evento como este? Fizemos esta pergunta para  4 pessoas para saber a perspectiva daqueles que estavam em meio a oficina.

"A Oficina sobre o Google surgiu na disciplina Representação Temática da Informação (RTI) 2, período 2011.2. O assunto abordado, recuperação da informação, especialmente no Google, na parte final da citada disciplina, chamou atenção dos alunos nos apresentando os incentivos para realizar tal Oficina, no período de 4 horas. Neste sentido, decidimos realizá-la, primeiramente apenas para os alunos da respectiva disciplina e alunos da turma de Metodologia do Trabalho Científico (MTC). Devido ao sucesso da primeira edição, para o evento deste sábado (16/03/13), decidimos abrir para toda a comunidade acadêmica em duas seções: manhã e tarde. Contamos com a presença de alunos de Biblioteconomia, Arquivologia e Jornalismo. O sucesso do evento se deu pelo empenho dos alunos da disciplina RTI 2 envolvidos, além de outros alunos de Biblioteconomia e Arquivologia. Também destaco a brilhante palestra do bibliotecário Jobson Louis, meu ex-aluno na disciplina RTI 2 e que apresentou um brilhante seminário sobre recuperação da informação. Para finalizar o evento, gritamos "Goooooooooooooogleeeeeeeeeeee! Este foi o meu último evento enquanto professor do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Espero realizar eventos semelhantes, agora na Universidade de Brasília (UNB). Sentirei saudades dos alunos amigos! "


Professor Mestre Márcio Bezerra, idealizador do evento.

“É uma oficina como essa que aborda o Google, e querendo ou não indiretamente engloba outras ferramentas da Web, ferramentas de recuperação da informação, são necessárias para que o profissional da informação esteja sempre cada vez mais apto a lidar a essas novas tecnologias, com estas novas ferramentas e possa orientar o usuário no correto uso dessas ferramentas, para como ferramentas a mais de auxilio a recuperação da informação, ela venha somar e enriquecer, a contribuir com essa atualização continua profissional que o bibliotecário tem que ter com relação as ferramentas digitais e de busca na Web.”

Bibliotecário e palestrante da Oficina, Jobson Louis

 “Essa oficina é importante pois nos ensina a utilizar o Google, que é a ferramenta de pesquisa mais utilizada, de forma inteligente fazendo com que na hora da busca tenhamos melhores resultados e não percamos tempo. Para a turma de Ciência da Informação é importante uma busca mais precisa, então essa oficina nos ensina truques e abre novos horizontes.”

Roselaine Ferreira, aluna do 4º Período e integrante da organização do evento.

 “É importante demais, pois ajuda a disseminar a informação para quem não tem  acesso, ou até mesmo conhecer a informação e  há utilizar corretamente. A oficina sobre determinado tema vai transformar a informação até então não conhecida, conhecida e utilizável.”

Niedja Barros, aluno do 3º Periodo de Biblioteconomia.


Um grande abraço a todos,
François Braga


Um comentário:

  1. Foi um grande momento para conhecermos mais sobre o Google e trocarmos experiências! Espero que o público presente tenha gostado! Em nome dos alunos envolvidos na organização do evento, agradeço pela presença de todos! Aproveito para parabenizar o Jobson Louis pela brilhante palestra! Eu estou muito satisfeito e orgulhoso!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!