domingo, 17 de março de 2013

II Congresso Brasileiro de Paleografia e Diplomática

 Apresentação

Em 2011 foi realizado na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ) o I Congresso Brasileiro de Paleografia e Diplomática (CBPD), organizado pela Associação Cultural do Arquivo Público de Campos dos Goytacazes, em conjunto com a Associação de Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro (AAERJ) e com apoio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Arquivo Nacional, Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) e instituições públicas e privadas.
A proposta do Congresso surgiu como moção durante o IV Congresso Nacional de Arquivologia (CNA), acontecido em outubro de 2010, na cidade de Vitória (ES), e aprovado por unanimidade pelos presentes. Tal ideia surgiu da necessidade de criação de um evento específico que discutisse os temas ligados a Paleografia e a Diplomática e servisse de fórum para reflexões, troca de experiências e divulgação de pesquisas e trabalhos desenvolvidos na área.
Outra proposta surgida durante o IV CNA foi a criação da Câmara Técnica de Paleografia e Diplomática no Conselho Nacional de Arquivos, reunindo especialistas no tema para subsidiar o CONARQ na elaboração de normas, diretrizes e estudos na Paleografia e Diplomática. A referida Câmara Técnica foi criada em 2011 e hoje faz parte das instituições organizadoras do CBPD.
O II Congresso Brasileiro de Paleografia e Diplomática consolidará tais ações desenvolvidas ao longo desses últimos anos, reunindo arquivistas, historiadores, juristas, filólogos, pesquisadores, técnicos de arquivo, estudantes de Arquivologia, Letras, História e demais profissionais interessados nas questões relacionadas ao conteúdo, o suporte, a forma e a autenticidade dos documentos de arquivos.
O II CBPD acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de junho no Rio de Janeiro. O local do evento será o histórico prédio do Arquivo Nacional, situado no centro da cidade.
Na Plenária final será definida a cidade onde ocorrerá a próxima edição do Congresso em 2015.

Objetivos

O objetivo geral do evento é a promoção de debates e reflexões sobre as ações desenvolvidas por profissionais e estudantes no campo da Paleografia e Diplomática, bem como fomentar discussões sobre os rumos dessas áreas.
Os objetivos específicos constituem-se no intercâmbio entre profissionais e estudantes na divulgação de pesquisas, estudos, conhecimentos, propostas e experiências, a difusão de trabalhos científicos, a divulgação das técnicas da Paleografia para a leitura, transcrição e interpretação de manuscritos, bem como da reflexão das normas estabelecidas, a apresentação de trabalhos e estudos pertinentes à Diplomática, em todas as áreas de sua influência, inclusive nos documentos eletrônicos.

Inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o II Congresso Brasileiro de Paleografia e Diplomática!
Depois do sucesso da primeira edição, em Campos dos Goytacazes-RJ, em 2011 (confira aqui como foi o I CBPD), o evento, que é bianual, terá sede na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 19 e 21 de junho de 2013.
O II CBPD será realizado no Arquivo Nacional, com organização da AAERJ e apoios da Câmara Técnica de Paleografia e Diplomática do CONARQ, do Núcleo de Paleografia e Diplomática da UNIRIO e do Portal do Arquivista.
As inscrições serão realizadas somente pela internet, através do Moip (do IG e da Ideiasnet), que oferece a forma mais prática e segura de venda pela internet, por meio de cartões de crédito, débito online e boleto. As transações são realizadas em ambiente seguro certificado pela Verisign e com flexibilidade quanto à forma de pagamento e número de parcelas.
As inscrições se encerram em 15 de junho de 2013. Mas não deixe para a última hora, pois os valores são reajustados mensalmente.
Garanta já seu lugar, aproveitando os preços promocionais!

Fonte: http://www.paleografia.arquivista.net/o-cbpd/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!