quarta-feira, 13 de março de 2013

2° Seminário de Ensino em Arquivologia do Rio Grande do Sul


O evento tem como proposta discutir as questões referentes ao ensino no âmbito dos três cursos presentes no Rio Grande do Sul - UFSM, UFRGS e FURG.
Em sua segunda edição, o seminário tem como eixos temáticos a Avaliação de Documentos e a Diplomática.

As inscrições para ouvintes ocorrerão de 01 de abril à 30 de maio e as submissões de trabalhos podem ser feitas até o dia 20 de abril.


Inscrições

De 01 de abril a 30 de maio de 2013.
Valores para inscrição:
MODALIDADE
01/04 a 30/05*
No local do
evento**
Alunos sócios da AARGS
15,00
30,00
Alunos não-sócios da AARGS
25,00
50,00
Profissionais sócios da AARGS
30,00
60,00
Profissionais não-sócios da AARGS
50,00
100,00
* Com direito a material
** Não é garantida a disponibilidade de material para todos


Submissões

NORMAS PARA O ENVIO DOS TRABALHOS

1. DISPOSIÇÕES GERAIS:

- Os textos devem ser inéditos, em português, sendo o conteúdo, a correção linguística e o estilo de responsabilidade dos autores.
- Os trabalhos poderão ser submetidos de acordo com a temática do evento, ou enquanto relato científico de ações de ensino, pesquisa e extensão da qual o(a) apresentador(a) faça parte.
- Somente serão aceitos trabalhos que cumprirem as normas de formatação e prazo de submissão.
- Não serão permitidas substituições e/ou atualizações de arquivos.
- Para a apresentação do trabalho, é necessário o pagamento da taxa de inscrição de pelo menos um dos autores.
- Cada inscrição dará direito a apresentação de até dois trabalhos: um na modalidade comunicação oral, outro na modalidade pôster.
- Será fornecido um certificado de apresentação por trabalho, mesmo que inclua mais de um autor.


2. MODALIDADES DOS TRABALHOS:

- Comunicação oral e pôster.


3. ELABORAÇÃO DE TRABALHOS:

3.1. Texto para comunicação oral e pôster

- Os textos dos artigos devem seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);
- Título do texto não deve exceder 15 palavras. Deve estar centralizado, fonte 14, letras maiúsculas, em negrito;
- O nome dos autores será inserido unicamente no corpo do e-mail;
- Resumo informativo em português e em língua inglesa ou espanhola, contendo até 150 palavras, indicando ao leitor o contexto teórico, temático e problemático do artigo; finalidades, metodologia, resultados e conclusões do texto. Deve ser constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas, proporcionando ao leitor a possibilidade de avaliar a necessidade de leitura do trabalho na íntegra;
- Palavras-chave (de três a cinco), separadas entre si por ponto, e com as iniciais maiúsculas, representando o conteúdo do artigo;
- Corpo do texto sem identificação dos autores, deve apresentar fielmente os mesmos títulos indicados, seguidos do desenvolvimento do conteúdo do artigo, incluindo figuras e tabelas;
- O arquivo submetido deve ser do formato Open Document Format texto (.odt), conforme Norma NBR ISO 26.300:2008. Pode ser gerado através dos Editores de Textos em suas versões mais atuais, em software Livre (LibreOffice, OpenOffice) assim como em versões proprietárias (no Microsoft Word, por exemplo, utilizar a opção “salvar como” e escolher a extensão .odt);
- Os artigos deverão ter sua extensão ditada pela necessidade de clareza na explicitação dos argumentos, respeitado o limite de 20 páginas para os textos de comunicação oral e 3 páginas para pôster (isto inclui: resumo e abstract, títulos, notas de fim de página e referências bibliográficas);
- A formatação do texto deverá seguir: espaçamento de 1½ entre linhas, fonte Liberation Serif (alternativa livre da fonte proprietária Times) ou Times New Roman - tamanho 12; ênfase de expressões no corpo do texto em itálico, ao invés de sublinhado ou negrito (exceto em endereços URL); citações breves no interior do parágrafo, entre aspas; citações longas, em parágrafo com recuo de 4 cm, sem aspas, fonte 10, espaçamento simpes; notas de fim de página em fonte 10; figuras no formato .jpg ou .png; tabelas inseridas no corpo do texto, e não em seu final; títulos e sub-títulos destacados, fonte maior, numerados.

3.2. Confecção e exposição do pôster

- O pôster deve ter 70 cm de largura por 1 m de altura, no máximo;
- O pôster deverá conter as seguintes informações:
a) título (idêntico ao título do trabalho submetido);
b) nomes e credenciais dos autores (titulação, instituição, e-mail);
c) órgãos de fomento (caso existam);
d) objetivos, metodologia e resultados, priorizando tabelas, fotos, imagens e gráficos demonstrativos;
e) referências;
- O texto deve estar legível a pelo menos 1 metro de distância.


4. SUBMISSÃO DE TRABALHOS

- O texto deverá ser enviado para o e-mail:  searqrs.trabalhos@gmail.com
- O corpo do e-mail deverá conter:
a) título do trabalho;
b) autor(es) e sua(s) credenciais (instituição; titulação - nível, área, instituição; e-mail).
Exemplo:
José da Silva. Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).  jose@hotmail.com.
Joana da Silva. Acadêmica do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).  joana@hotmail.com.
João da Silva. Acadêmica do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). joao@hotmail.com.
- Importante: para fins de avaliação, o corpo do texto do trabalho não deverá apresentar a identificação dos autores. Isto ocorrerá na mensagem de envio do trabalho;
- O arquivo com o texto, anexado ao e-mail, deverá ser nomeado com o título do trabalho.
Exemplo: Diplomatica_Contemporanea_furg.odt.


5. CRONOGRAMA

- 20/04/2013: data limite para envio dos trabalhos (Autores).
- 27/05/2013: divulgação dos trabalhos aprovados (Comissão Científica).


6. AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

- Cada texto será examinado por três examinadores, membros da Comissão Científica, no sistema blind peer review;
- O sistema blind peer review possibilita a análise dos trabalhos sem a identificação do autor, garantindo idoneidade no processo de seleção tanto para o(s) autor(es), quanto para os avaliadores;
- Esse método ainda exige dois pareceres favoráveis para aprovação do trabalho;
- Após avaliação, os trabalhos aprovados serão divulgados conforme o cronograma (Seção 5).


7. APRESENTAÇÃO

7.1. Comunicação oral

- Cada trabalho disporá de 20 minutos, sendo 15 minutos para apresentação e 5 minutos para debates;
- Apenas um autor poderá apresentar o trabalho;
- O apresentador terá disponíveis projetor multimídia;
- O dia, a hora e o local da apresentação serão comunicados na programação do evento.

7.2. Pôster

- A exposição e apresentação ocorrerão de acordo com a programação do evento;
- É necessária a presença de pelo menos um dos autores junto ao postêr para exposição e arguição;
- O dia, a hora e o local da exposição e apresentação do postêr serão comunicados na programação do evento;
- A ausência do expositor na exposição e apresentação implica na desclassificação para o recebimento de certificado e sorteio do prêmio;
- A responsabilidade pela montagem e retirada do pôster é dos autores, inclusive no que diz respeito ao material utilizado para afixação. Recomenda-se o uso de cordão de nylon ou barbante, não sendo permitida a utilização de materiais que perfurem o local a ele destinado.


8. PREMIAÇÃO

- Ocorrerá sorteio de prêmio entre os autores e apresentadores nas modalidades de comunicação oral e pôster.

 Fonte: http://www.searqrs.furg.br/index.php?option=com_content&view=article&id=32&Itemid=1

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