O evento tem como proposta discutir as questões referentes ao ensino no âmbito dos três cursos presentes no Rio Grande do Sul - UFSM, UFRGS e FURG.
Em sua segunda edição, o seminário tem como eixos temáticos a Avaliação de Documentos e a Diplomática.
As inscrições para ouvintes ocorrerão de 01 de abril à 30 de maio e as submissões de trabalhos podem ser feitas até o dia 20 de abril.
Inscrições
De 01 de abril a 30 de maio de 2013.
Valores para inscrição:
MODALIDADE
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01/04 a 30/05*
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No local do
evento**
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Alunos sócios da AARGS |
15,00
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30,00
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Alunos não-sócios da AARGS |
25,00
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50,00
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Profissionais sócios da AARGS |
30,00
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60,00
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Profissionais não-sócios da AARGS |
50,00
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100,00
|
** Não é garantida a disponibilidade de material para todos
Submissões
NORMAS PARA O ENVIO DOS TRABALHOS
1. DISPOSIÇÕES GERAIS:
- Os textos
devem ser inéditos, em português, sendo o conteúdo, a correção
linguística e o estilo de responsabilidade dos autores.
- Os trabalhos
poderão ser submetidos de acordo com a temática do evento, ou enquanto
relato científico de ações de ensino, pesquisa e extensão da qual o(a)
apresentador(a) faça parte.
- Somente serão aceitos trabalhos que cumprirem as normas de formatação e prazo de submissão.
- Não serão permitidas substituições e/ou atualizações de arquivos.
- Para a apresentação do trabalho, é necessário o pagamento da taxa de inscrição de pelo menos um dos autores.
- Cada inscrição
dará direito a apresentação de até dois trabalhos: um na modalidade
comunicação oral, outro na modalidade pôster.
- Será fornecido um certificado de apresentação por trabalho, mesmo que inclua mais de um autor.
2. MODALIDADES DOS TRABALHOS:
- Comunicação oral e pôster.
3. ELABORAÇÃO DE TRABALHOS:
3.1. Texto para comunicação oral e pôster
- Os textos dos artigos devem seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);
- Título do texto não deve exceder 15 palavras. Deve estar centralizado, fonte 14, letras maiúsculas, em negrito;
- O nome dos autores será inserido unicamente no corpo do e-mail;
- Resumo
informativo em português e em língua inglesa ou espanhola, contendo até
150 palavras, indicando ao leitor o contexto teórico, temático e
problemático do artigo; finalidades, metodologia, resultados e
conclusões do texto. Deve ser constituído de uma sequência de frases
concisas e objetivas, proporcionando ao leitor a possibilidade de
avaliar a necessidade de leitura do trabalho na íntegra;
- Palavras-chave
(de três a cinco), separadas entre si por ponto, e com as iniciais
maiúsculas, representando o conteúdo do artigo;
- Corpo do texto
sem identificação dos autores, deve apresentar fielmente os mesmos
títulos indicados, seguidos do desenvolvimento do conteúdo do artigo,
incluindo figuras e tabelas;
- O arquivo
submetido deve ser do formato Open Document Format texto (.odt),
conforme Norma NBR ISO 26.300:2008. Pode ser gerado através dos Editores
de Textos em suas versões mais atuais, em software Livre (LibreOffice,
OpenOffice) assim como em versões proprietárias (no Microsoft Word, por
exemplo, utilizar a opção “salvar como” e escolher a extensão .odt);
- Os artigos
deverão ter sua extensão ditada pela necessidade de clareza na
explicitação dos argumentos, respeitado o limite de 20 páginas para os
textos de comunicação oral e 3 páginas para pôster (isto inclui: resumo e
abstract, títulos, notas de fim de página e referências
bibliográficas);
- A formatação
do texto deverá seguir: espaçamento de 1½ entre linhas, fonte Liberation
Serif (alternativa livre da fonte proprietária Times) ou Times New
Roman - tamanho 12; ênfase de expressões no corpo do texto em itálico,
ao invés de sublinhado ou negrito (exceto em endereços URL); citações
breves no interior do parágrafo, entre aspas; citações longas, em
parágrafo com recuo de 4 cm, sem aspas, fonte 10, espaçamento simpes;
notas de fim de página em fonte 10; figuras no formato .jpg ou .png;
tabelas inseridas no corpo do texto, e não em seu final; títulos e
sub-títulos destacados, fonte maior, numerados.
3.2. Confecção e exposição do pôster
- O pôster deve ter 70 cm de largura por 1 m de altura, no máximo;
- O pôster deverá conter as seguintes informações:
a) título (idêntico ao título do trabalho submetido);
b) nomes e credenciais dos autores (titulação, instituição, e-mail);
c) órgãos de fomento (caso existam);
d) objetivos, metodologia e resultados, priorizando tabelas, fotos, imagens e gráficos demonstrativos;
e) referências;
- O texto deve estar legível a pelo menos 1 metro de distância.
4. SUBMISSÃO DE TRABALHOS
- O texto deverá ser enviado para o e-mail:
searqrs.trabalhos@gmail.com
- O corpo do e-mail deverá conter:
a) título do trabalho;
b) autor(es) e sua(s) credenciais (instituição; titulação - nível, área, instituição; e-mail).
Exemplo:
José da Silva. Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
jose@hotmail.com.
Joana da Silva. Acadêmica do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
joana@hotmail.com.
João da Silva. Acadêmica do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
joao@hotmail.com.
- Importante:
para fins de avaliação, o corpo do texto do trabalho não deverá
apresentar a identificação dos autores. Isto ocorrerá na mensagem de
envio do trabalho;
- O arquivo com o texto, anexado ao e-mail, deverá ser nomeado com o título do trabalho.
Exemplo: Diplomatica_Contemporanea_furg.odt.
5. CRONOGRAMA
- 20/04/2013: data limite para envio dos trabalhos (Autores).
- 27/05/2013: divulgação dos trabalhos aprovados (Comissão Científica).
6. AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
- Cada texto será examinado por três examinadores, membros da Comissão Científica, no sistema blind peer review;
- O sistema blind peer review
possibilita a análise dos trabalhos sem a identificação do autor,
garantindo idoneidade no processo de seleção tanto para o(s) autor(es),
quanto para os avaliadores;
- Esse método ainda exige dois pareceres favoráveis para aprovação do trabalho;
- Após avaliação, os trabalhos aprovados serão divulgados conforme o cronograma (Seção 5).
7. APRESENTAÇÃO
7.1. Comunicação oral
- Cada trabalho disporá de 20 minutos, sendo 15 minutos para apresentação e 5 minutos para debates;
- Apenas um autor poderá apresentar o trabalho;
- O apresentador terá disponíveis projetor multimídia;
- O dia, a hora e o local da apresentação serão comunicados na programação do evento.
7.2. Pôster
- A exposição e apresentação ocorrerão de acordo com a programação do evento;
- É necessária a presença de pelo menos um dos autores junto ao postêr para exposição e arguição;
- O dia, a hora e o local da exposição e apresentação do postêr serão comunicados na programação do evento;
- A ausência do
expositor na exposição e apresentação implica na desclassificação para o
recebimento de certificado e sorteio do prêmio;
- A
responsabilidade pela montagem e retirada do pôster é dos autores,
inclusive no que diz respeito ao material utilizado para afixação.
Recomenda-se o uso de cordão de nylon ou barbante, não sendo permitida a utilização de materiais que perfurem o local a ele destinado.
8. PREMIAÇÃO
- Ocorrerá sorteio de prêmio entre os autores e apresentadores nas modalidades de comunicação oral e pôster.
Fonte: http://www.searqrs.furg.br/index.php?option=com_content&view=article&id=32&Itemid=1
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