quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Gestão documental vai além da digitalização

Edgard Pinheiro (*) 
Empresas de vários segmentos, principalmente aquelas que lidam com uma grande quantidade de documentos, ainda encontram enormes dificuldades em gerenciar de forma adequada as informações capturadas destes documentos quando digitalizados a partir do papel, imagens, fax, e-mail, e documentos digitais como, por exemplo, uma nota fiscal eletrônica. 
O principal problema é a ausência nestas companhias do uso de tecnologias avançadas que possam permitir a Gestão Documental integrada com os sistemas computacionais da empresa, principalmente os sistemas ERP, Recursos Humanos, ECM entre outros. Ou seja, as empresas necessitam realizar o input automático e correto das informações críticas nos sistemas legados, sejam locais ou em nuvem.  A gestão de toda a informação não estruturada (documentos de diversos formatos e com diferentes informações) é vital para o sucesso da organização no tratamento de tais informações, além de garantir agilidade no processo decisório.  A Gestão Documental integra este processo.
Algumas das maiores companhias no Brasil, entre aquelas que recebem grandes quantidades de documentos de várias origens, já descobriram as vantagens da Gestão Documental integrada aos sistemas de gestão. O processo envolve a captura de informações via OCR (Optical caracters recognation), seguida de uma conferência do conteúdo dos dados capturados, possibilitando a sua classificação automática e transferência via software especialista para os sistemas de gestão. Já foi o tempo em que este processo era limitado à digitalização de documentos, e sua classificação e captura manual aos sistemas legados como no ECM, que transformava o documento em imagem para depois armazená-lo, sem qualquer integração com os sistemas de gestão.
O controle da informação proporcionada pela Gestão Documental  pode reduzir em até 90% os erros e inconsistências de dados com a utilização de soluções de OCR, em comparação com a digitalização ou coleta manual de dados, outro ponto importante é a redução de custos laborais com a adoção de soluções de automação, que em alguns casos pode chegar a 60%. A quantidade de cópias de documentos também cai drasticamente e isto resulta na redução do consumo de papel e insumos para impressão. 
A Gestão Documental também abre caminho para a melhoria dos processos administrativos e de pessoas, e contribui para o avanço da adoção da gestão de conteúdo - Enterprise Content Management (ECM), de processos de negócios – Business Process Management (BPM), incluindo as tecnologias de workflow, recurso que já acompanha muitas das melhores soluções de gestão de documentos disponíveis no mercado. Além disso, o acesso à informação de negócios pode incluir a utilização de dispositivos móveis e seu armazenamento na computação em nuvem. 
As empresas que avançaram para a Gestão Documental já mudaram radicalmente a maneira como veem um documento digitalizado, que passou a ter valor de destaque entre as suas prioridades.  Principalmente em uma época de sustentabilidade.
(*) Managing Director Brasil da ReadSoft, fornecedora de tecnologias para a gestão de documentos.

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