domingo, 25 de novembro de 2012

Capes elege três teses de doutorado da UnB como as melhores do país

As três melhores teses de doutorado do país em Relações Internacionais, Ciências da Informação e Política Social foram produzidas pela Universidade de Brasília. Originalidade, inovação e qualidade foram os requisitos considerados para credenciar os pesquisadores ao recebimento da mais alta distinção acadêmica nacional: o Prêmio Capes de Tese Edição 2012. Divulgada nessa semana, a iniciativa selecionou as 44 melhores teses de doutorado defendidas em 2011, abrangendo 47 áreas de conhecimento elencadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O reconhecimento é estendido aos orientadores, coorientadores e Programas de Pós-Graduação envolvidos. Somadas às premiações máximas, a UnB mereceu ainda quatro menções honrosas em pesquisas de Antropologia, Arquitetura e Urbanismo, Patologia Molecular e Sociologia. A cerimônia de entrega dos prêmios aos autores ocorrerá no edifício-sede da Capes, em Brasília, no dia 13 de dezembro.

RECURSOS HÍDRICOS – O primeiro estudo nacional em gestão de recursos hídricos, associando, em perspectiva comparada, os dois sistemas hidrográficos mais relevantes do mundo – as Bacias Platina e Amazônica – rendeu ao cientista em Relações Internacionais Fábio Albergaria de Queiroz o prêmio de melhor tese na área. De acordo com seu orientador, Argermiro Procópio Filho, a contribuição do recente doutor se apresenta como muito importante para a gestão pública, “constituindo um urgente alerta para os atores políticos dos países envolvidos”. Conforme explica, um dos grandes méritos de Fábio foi o de conjugar o campo das Relações Internacionais com as áreas ambiental e da cooperação sul-americana em defesa dos recursos hídricos.

O percurso acadêmico de Fábio justifica essa junção de conteúdos e interesses. Com mestrado em Desenvolvimento Sustentável, também na UnB, sua trajetória investigativa o impeliu a aproveitar e desdobrar seu acúmulo teórico e empírico no doutorado em Relações Internacionais. “Minha curiosidade científica me levou a procurar o maior especialista da UnB em questões de segurança nos países amazônicas para ser meu orientador”, conta. E para Argemiro, a tese premiada é de fundamental importância na elucidação dos fatores hídricos, climáticos e ambientais que resultam em “enchentes monumentais e grande prejuízo na qualidade das águas que abastecem esses países”.

Tanto os países da Bacia do Prata – Bolívia, Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai – quanto os da Bacia Amazônica – Peru, Brasil, Bolívia, Venezuela, Colômbia – estão implicados nesses problemas.

E foi a partir do inédito conceito de complexos hidropolíticos, por ele criado, envolvendo todas as questões relacionadas à gestão dos recursos hídricos desses países, que o estudo foi conduzido, buscando constituir uma espécie de guia para os atores políticos responsáveis pela gestão. “Instituímos um arcabouço teórico próprio para lidar com o tema, a partir de cinco grandes prismas: militar, político, ambiental, social e econômico – um instrumental novo, pois, em geral, as questões vêm sendo estudadas de modo seccionado, privilegiando um ou outro aspecto”.

Em sua pesquisa, Fábio atestou que todos o Estados – “sejam os rios acima ou os rios abaixo” – não assumem, com firmeza, políticas que evitem poluição dos mananciais e desmatamento de matas ciliares, o que acaba por repercutir nos demais países e populações das Bacias responsáveis por boa parte da água doce do mundo e as maiores reservas de biodiversidade. Sua pesquisa defende veementemente que os mecanismos de compartilhamento das águas devem ser estrategicamente pensados, em nome do bem comum mais valioso que há: a água. Com a premiação de uma bolsa de pós-doutorado, Fábio Albergaria deve escolher entre dois destinos para desdobrar seus estudos: na Universidade de Telaviv, Israel, ou na Universidade do Estado de Oregon, nos Estados Unidos.

ARQUIVOLOGIA E INTERLOCUÇÕES – Há exatos doze anos, Angélica Alves da Cunha Marques iniciou sua trajetória acadêmica na UnB. Professora na UnB há três anos, já na graduação, sua inquietação quanto à configuração e institucionalização da Arquivística como disciplina no Brasil acabou por envolvê-la em um grupo de iniciação científica, sob a coordenação da professora Georgete Medleg Rodrigues, parceria mantida no Mestrado e Doutorado, já que prosseguiu como sua orientadora. Sob o título Interlocuções entre a Arquivologia nacional e a internacional no delineamento da disciplina no Brasil, em sua tese, defendida em 2011, empreendeu um amplo mapeamento, constituindo uma grande base empírica na qual levantou todos os seminários, congresso, grupos de pesquisa do CNPq, bem como a bibliografia associada e as principais obras que referenciam a área. A partir dessas etapas, a pesquisa retomou a trajetória do pensamento arquivístico mundial no âmbito das disciplinas relacionadas à gênese, organização, comunicação e recuperação da informação.

“Além do percurso de formação da Arquivologia e seu progressivo e decorrente diálogo com outras disciplinas, uma importante discussão teórica foi levantada”, explica Georgete, acrescentando que a tese de sua orientanda e parceira de longa data, com diversos artigos científicos nacionais e internacionais assinados em conjunto, “certamente já é uma obra de referência nacional”. De acordo com a orientadora, “sua contribuição é de grande valia para o desenvolvimento e aprimoramento da área, bem como para o avanço na pós-graduação do país”.

Segundo Angélica, essa delineação científica da Arquivologia é necessária principalmente pelo fato de a área de conhecimento ser relativamente recente no Brasil  – desde a década de 70. “Dispomos de 16 cursos de graduação em universidades federais, nove associações de arquivologia e mais de 200 dissertações e teses sobre esse campo”, acrescentando que dispõe de elementos empíricos para afirmar que “no país a disciplina assume, sim, uma identidade própria”.

Recentemente a pesquisadora mereceu outras importantes distinções: o concurso de monografia Prêmio Maria Odila Fonseca, pela Associação dos Arquivistas Brasileiros, e o Prêmio Ancib Melhor Tese, pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação.


UNIVERSALIZAÇÃO DA PREVIDÊNCIA – Na mesma categoria, a tese em Política Social mereceu a premiação máxima da Capes. De autoria da pesquisadora e professora da UnB Maria Lúcia Lopes da Silva, a pesquisa (Des)estruturação do trabalho e condições para  universalização da Previdência Social no Brasilobteve o reconhecimento devido à originalidade, alcance e qualidade do estudo.

Sob a orientação de Ivanete Salete Boschetti, Maria Lúcia analisou a Previdência e Seguridade Social no Brasil a partir da defesa de sua ampliação segundo os preceitos constitucionais associados ao interesse do trabalho, dos trabalhadores e de seus direitos.

A desestruturação do trabalho e da Seguridade Social no País e a universalização da Previdência constituíram o objeto de investigação da pesquisadora. Em sua tese, Maria Lúcia argumenta que no modelo adotado antes da instituição do atual sistema, com a Constituição de 1988, os benefícios dependiam exclusivamente do trabalho assalariado formal, com a sua cobertura vinculada ao nível de emprego. Depois, a concepção de seguridade e o seu modelo de financiamento possibilitaram o ingresso de pessoas em relações informais de trabalho, descondicionando-a, assim, do suporte assalariado formal.

Seu estudo indica ainda que, para atender à lógica neoliberal e aos interesses do capital financeiro, o significado da Previdência Social vem sendo corroído, com o seu superávit negado e os direitos reduzidos. Outro dado destacado por ela é que atualmente há mais de 50 milhões de brasileiros da População Economicamente Ativa (PEA) fora da rede de proteção do sistema. Segundo avalia, faz-se necessária uma reorientação das diretrizes macroeconômicas e das políticas de emprego para assegurar a universalização do sistema, conforme manda a Constituição Federal.

MENÇÕES HONROSAS – Em meio a outras 78 teses de doutorado defendidas em 2011, quatro pesquisas da UnB mereceram menção honrosa: em Antropologia, Gersem José dos Santos Luciano, sob a coordenação de Stephen Grant Baines; em Arquitetura e Urbanismo, Geovany Jessé Alexandre da Silva, orientado por Marta Adriana Bustos Romero; em Patologia Molecular, André Moraes Nicola e seu orientador Arturo Casadevall; e em Sociologia, Márcio Takeo Sobral Hagihara, sob a orientação de João Gabriel Lima Teixeira.

PREMIAÇÕES – Instituído no ano de 2005, o Prêmio Capes tem com objetivo de outorgar distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação. A pré-seleção é feita nos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior.

As teses vencedoras do Grande Prêmio receberão ainda certificado de premiação a ser outorgado ao orientador, coorientador(es) e ao programa em que foi defendida a tese; certificado de premiação e medalha para o autor; auxílio equivalente a uma participação em congresso internacional para o orientador, no valor de R$ 6 mil; bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional de até cinco anos para o autor da tese, podendo converter um ano em estágio pós-doutoral fora do País em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado; além de U$ 15 mil para o premiado, concedidos pela Fundação Conrado Wessel.

Na categoria menção honrosa, as teses vencedoras serão beneficiadas com passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese selecionada; certificado de premiação a ser destinado ao orientador, coorientador(es) e ao programa em que foi defendida a tese; certificado de premiação e medalha para o autor; auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional para o orientador, no valor de R$ 3 mil; e bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional de até três anos para o autor da tese, podendo converter um ano em estágio pós-doutoral fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado.

UnB Agência 


Fonte: http://www.planetauniversitario.com/index.php/notas-do-campus-mainmenu-73/28737-capes-elege-tres-teses-de-doutorado-da-unb-como-as-melhores-do-pais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!