quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Arquivo Público Estadual recebe o registro do “Programa Memória do Mundo” da Unesco


O acervo de documentos da Colônia Agrícola Nacional de Dourados – CAND (1943-1960), que está sob a guarda do Arquivo Público Estadual, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, receberá no próximo dia 4 de dezembro, em solenidade a ser realizada na sede do Arquivo Nacional, o registro do “Programa Memória do Mundo” da Unesco.
A importância deste certificado está no valor que agrega ao acervo, colocando-o em evidência no âmbito dos Arquivo Públicos do Brasil. A intenção da Unesco é que as ações do Comitê Nacional do Brasil e do Comitê Regional para a América Latina e o Caribe, sirvam como instrumento de valorização e difusão do patrimônio documental brasileiro, além da sensibilização do poder público e das agências de fomento a este setor para que estes implementem políticas de preservação e acesso à documentação.
O Programa Memória do Mundo da Unesco reconhece patrimônios documentais de significância internacional, regional e nacional, mantém o seu registro e lhes confere um certificado que os identifica. O Programa facilita também a preservação e o acesso a este patrimônio, sem discriminação, além de trabalhar para despertar a consciência coletiva do patrimônio documental da humanidade.
É uma ação que visa a preservação da memória que se encontra na maior parte em bibliotecas, museus e arquivos existentes em todo o planeta e está sujeita aos danos causados por guerras, deslocamento acidental, pela deterioração e destruição. O acervo da CAND está passando pelo processo de digitalização e breve estará a disposição da população no Arquivo Público Estadual, que fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559. Mais informações no 3316-9139.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!