segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Muitas Histórias no ARQUIVO NACIONAL do RJ

Claudio Rocha de Jesus

O espaço público que vale a pena conferir é o ARQUIVO NACIONAL. O acervo é muito rico, composto por material cartografico que contém mapas, plantas, cartas geográficas e náuticas. O acervo iconográfico é formado por fotografias, diapositivos, negativos fotográficos, ilustrações, gravuras, caricaturas, charges, cartazes e desenhos de
diversos formatos.
O acervo de imagens em movimento possui expressivos registros da história e da cultura brasileira. Fazem parte do acervo cinejornais, documentários, obras de ficção, filmes publicitários, familiares e recortes de filmes que sofreram censura. Um acervo sonoro composto por mais de 11 mil ítens, entre discos e fitas audiomagnéticas, referente ao período de 1902 à 1990.
Tomando uma experiência própria, no periodo em que trabalhei como pesquisador para o Centro Cultural Cartola, tive o prazer de ir pelo menos uma a duas vezes por semana nesse espaço, e posso garantir que é muito bom o universo de material relativo ao carnaval que você vai encontrar por lá! Vi bastantes fotos (algumas digitalizadas) de desfiles antigos, algumas imagens das decorações de rua, imagens de antigos reis momos, algumas de contruções de quadras, interpretes, compositores, passistas e momentos marcantes registrados e que lá estam muito bem protegidas mas ao alcance de todos. Vale muito a pena conferir esse acervo.
Endereço:
Arquivo Nacional (órgão central do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivos-SIGA, da administração pública federal): Praça da República, 173 - Centro/Rio de Janeiro.

Fonte: http://www.sidneyrezende.com/noticia/190643+muitas+historias+no+arquivo+nacional+do+rj

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!