terça-feira, 18 de setembro de 2012

Curso de Arquivologia promove palestra para apresentar convênio da UEPB com a Universidade do Porto


Dia 20 de Setembro de 2012
O Bacharelado em Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba, em João Pessoa, promove, nesta quinta-feira (20), às 9h, no Auditório Pioneiros, palestra com o coordenador de assuntos institucionais e internacionais da UEPB, professor Carlos Enrique Ruiz, para tratar do acordo de cooperação acadêmica, científica e cultural firmado recentemente com a Universidade do Porto, em Portugal.
A professora do curso de Arquivologia da UEPB, Eliete Correia dos Santos, que esteve na Universidade do Porto para cursar o doutorado sanduíche também fará um relato das experiências vivenciadas na instituição portuguesa. A atividade é voltada aos estudantes e professores do curso de Arquivologia da UEPB, que poderão conhecer esta iniciativa que possibilitará intercâmbios, promoção de eventos em parceria, colaboração na área de pós-graduação, publicações conjuntas, promoção, execução e divulgação de estudos, projetos e pesquisas, entre outras ações.
Este convênio foi firmado por intermédio da Coordenadoria de Assuntos Institucionais e Internacionais (CAII), após algumas reuniões, eventos, lançamentos de livros e diversas atividades realizadas em parceria. É o caso da vinda do professor do Curso de Licenciatura em Ciência da Informação da Universidade do Porto, Armando Malheiro, ao Campus V da UEPB, em julho de 2011, por ocasião do 15º Encontro Nacional dos Estudantes de Arquivologia, quando o docente anunciou a parceria entre as instituições portuguesa e brasileira, para envio de professores e alunos para intercâmbio.
Na oportunidade, o docente colaborou, inclusive, na construção do novo Projeto Pedagógico do Curso de Arquivologia da UEPB. Esta não foi a primeira vez que o professor Malheiro veio à Paraíba para participar de um evento promovido pela UEPB, já que, em 2008, ele esteve no Estado para proferir uma palestra no Fórum Internacional de Arquivologia (FINARQ).
Assim como Armando Malheiro, outros docentes da Universidade do Porto, a exemplo do professor Arnaldo Saraiva e da professora Fernanda Ribeiro, já participaram de eventos ou tiveram trabalhos publicados em parceria com professores da UEPB. Da mesma forma, pesquisadores e professores da UEPB já concluíram ou estão cursando a pós-graduação e participaram de eventos na instituição portuguesa.
De acordo com o coordenador do bacharelado em Arquivologia da UEPB, professor José Washington Medeiros, esse convênio é sonhado desde 2008, quando o professor do curso, Jimmy Lêllis, esteve na Universidade do Porto realizando pós-doutorado. “Desde então esse acordo é sonhado por toda a comunidade acadêmica e, agora, tornou-se realidade”, afirma o docente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!