sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Arquivo Público resgata memórias da Ditadura em Sergipe

A iniciativa inédita é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Casa Civil da Presidência da República, coordenada pelo Arquivo Nacional.
O objetivo do projeto, patrocinado por diversas instituições como o Banco do Brasil e Petrobras, é organizar, preservar, informatizar e digitalizar os arquivos do aparato repressor do Estado de Sergipe – DOPS (1964 a 1985), composto de dossiês contendo fichas de acompanhamento individual e registros de interrogatórios.
Em Sergipe, foram identificados 793 dossiês de presos políticos que já estão disponíveis para consulta no Portal do ‘Memórias Reveladas’.  Através do site é possível ter acesso à lista completa dos dossiês que compõem o acervo do período de 1964 a 1985. A pesquisa pode ser feita clicando no link Banco de Dados, onde é possível escolher a instituição que deseja consultar e pesquisar o documento a partir de diversos critérios. O site conta com colaboração de diversas instituições e arquivos públicos de 15 estados e do Distrito Federal.
Assim que encontra o material desejado, o pesquisador pode conferir um resumo do conteúdo. Para ter acesso ao arquivo com o documento completo é preciso fazer uma solicitação ao Arquivo Público de Sergipe (APES). “Esse controle se faz necessário porque é preciso pedir autorização à família ou à pessoa citada no documento para que ele seja liberado para consulta”, explica o historiador e coordenador do projeto em Sergipe, Milton Barboza.
“Existem muitos pesquisadores de diversas áreas, daqui e de outros estados, que nos procuram para ter acesso a essa informação. Agora, não precisa mais o pesquisador vir até o Arquivo Público, basta consultar no site, conferir se tem o que procura, entrar em contato conosco e nós enviamos o documento digitalizado”, afirmou o coordenador do projeto.
Resgate
Milton conta que Sergipe foi o primeiro Estado a finalizar a primeira etapa do projeto, que consistiu na realização do levantamento desses documentos nas delegacias, através da Secretaria de Segurança Pública, do tratamento arquivista, digitalização e publicização na rede através do site.
Segundo o coordenador do projeto, Sergipe está preparado para receber a segunda etapa do ‘Memórias Revelados’, que será a criação do Centro de Referência das Lutas Políticas de Sergipe. O espaço funcionará no Arquivo Público e contará com um grande acervo de documentação desse período.
“Existem muitos documentos sobre a Ditadura espalhados pelo estado e nosso objetivo é recolher, identificar, tratar e digitalizar toda essa documentação que também ficará disponível para consulta online”, explicou Milton. Segundo ele, o acervo sobre esse período irá triplicar nesta segunda etapa do projeto.
O projeto ‘Memórias Reveladas’ coloca o APES no circuito nacional de pesquisa e preservação da memória política do país. Além disso, constitui um marco na democratização do acesso à informação. “Essa casa é um verdadeiro tesouro de informação e memória e através deste projeto estamos reforçando o nosso compromisso com a preservação, divulgação e acessibilidade da memória oficial do nosso estado e do País”, disse.

Fonte1: Infonet
Fonte 2:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!