quinta-feira, 26 de julho de 2012

O arquivista e o mercado de trabalho

A matéria sobre profissões em extinção de LarissaAlberti do IMP, com o título Profissões que estão acabando, publicada no Yahoo (disponível em: http://br.educacao.yahoo.net/conteudo.aspx?titulo=Profiss%C3%B5es+que+est%C3%A3o+acabando), de 2 de julho de 2012,  apresenta umalista de 20 profissões que até 2020 estarão extintas, entre elas a de arquivologista. A autora cita como fonte de informação a revistanorte-americana Forbes, ainda que não indique data, título e autor que teriaescrito o artigo sobre extinção das profissões nesse periódico.
Ao pesquisar no site da revista Forbes, foramencontradas as seguintes matérias de Jacquelyn Smith a respeito de profissões,carreiras e mercado de trabalho, que utiliza como fonte de informação os dadosdo Bureau of Labor Statistics dos Estados Unidos:
- Na matéria intitulada America's 10 Worst-Paying Sales Jobs (os 10 empregos mais mal pagos da América em 2012) são citadas as ocupações com piores salários em 2012 nos Estados Unidos: caixa, operador de telemarketing, agente de viagem, vendedor de porta em porta, jornaleiro, ente outros; (Disponível em:  http://www.forbes.com/sites/jacquelynsmith/2011/05/23/the-best-and-worst-paying-sales-jobs/)
Outra matéria apresenta os empregos que estão em crescimento e em declínio até 2020 nos Estados Unidos: The Jobs With the Brightest Future  (Disponível em: http://www.forbes.com/pictures/efkk45fmhd/the-jobs-with-darkest-future/#gallerycontent)
Nesta material é citado o relatório do U.S. Bureau of Labor Statistics que mostra os 10 empregos que mais crescem no mercado detrabalho e os 10 empregos cuja expectativa é de declínio acentuado no mercadode trabalho norte-americano.
Dentre as ocupações em declínio são citadas:fazendeiros, carteiros, cozinheiro de fast food, digitador, trabalhadores agrícolas.

- Existe também uma matéria de Jacquelyn Smith naqual são apresentadas aquelas carreiras cujos cursos de pós-graduação oferecem mais oportunidades de salário e de trabalho para os empregados e aquelas carreiras cujos cursos de pós-graduação oferecem menos oportunidades de salário e emprego. (Disponível em: http://www.forbes.com/sites/jacquelynsmith/2012/06/08/the-best-and-worst-masters-degrees-for-jobs-2/)
Nesta matéria é apresentada o curso de mestrado em biblioteconomia e  ciência da informação entre os 10 cursos de mestrado que oferecem menos oportunidades de salário e emprego nos Estados Unidos.
Cumpre esclarecer que em nenhuma das três matérias mencionadas foi encontrada a indicação da profissão de arquivista como uma profissão em extinção ou em declínio.
No Brasil, a profissão de arquivista tem crescido consideravelmente como é demonstrado pelo crescimento dos cursos de graduação,sendo que atualmente são em número de 15, bem como na criação do curso de mestrado profissional em arquivos na UNIRIO.
Em dezembro de 2011, o jornal O Fluminense publicou uma matéria sobre a profissão de arquivista e mercado de trabalho com o título “Carreira oferece variedade e quantidade de empregos e boa remuneração”. (Disponível em: http://jornal.ofluminense.com.br/editorias/empregos-e-negocios/cresce-demanda-por-cursos-de-arquivologia).
Nesta matéria, de acordo com os próprios alunos e professores da Universidade Federal Fluminense e Universidade Federal do Estadodo Rio de Janeiro, são  destacadas as ofertas de empregos e salários nas áreas pública e privada, bem como a exigência das empresas em estabelecer procedimentos de gestão de documentos convencionais e digitais, o que favorece o crescimento na demanda por arquivistas capazes de organizar os acervos das organizações.
No Guia do estudante da Editora Abril, na matéria sobre bacharela do em Arquivologia, também é ressaltado que a crescente produção de documentos digitais e a necessidade de organização dos arquivos em formato digital também vem contribuindo para o aumento na procura por arquivistas.   Além disso, é enfatizado que a absorção dos arquivistas vem crescendo tanto nos grandes centros da região sudeste como também no Nordeste e, ainda, informa sobre as possibilidades de o arquivista atuar como profissional autônomo na forma de consultoria.  (Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/comunicacao-informacao/arquivologia-601958.shtml)
Este quadro, portanto, revela um crescimento na demanda do mercado de trabalho para o profissional arquivista ao contrário do que é mencionado na matéria do IMP, republicada no Yahoo.

Lucia Maria Velloso de Oliveira
Presidente da Associação dos ArquivistasBrasileiros (AAB)

Fonte: http://www.aab.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=391:o-arquivista-e-o-mercado-de-trabalho&catid=40:destaques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!