sábado, 28 de julho de 2012

Acervo documental do Teatro Guaíra é organizado pelo Arquivo Público

O acervo do Departamento de Preservação e Memória do Centro Cultural Teatro Guaíra está recebendo tratamento de conservação por técnicos do Arquivo Público do Paraná. Numa segunda etapa, será elaborado o inventário de todo o material, repassado em maio. Depois de concluído o processo, o acervo ficará disponível para pesquisa pública.

Entre outros objetos, há 150 metros de documentos textuais, como cartazes, livros, programas de espetáculos e desenhos de figurinos, além de fotografias e material audiovisual das produções e apresentações da Orquestra Sinfônica do Paraná, do Ballet do Teatro Guaíra, do G2 Cia de Dança, do Festival de Teatro de Bonecos e outras atividades promovidas e apresentadas nos palcos do teatro.

O material soma-se aos aproximadamente 28 milhões de documentos que formam o acervo sob a custódia do órgão, criado em 1855, dois anos após a Província do Paraná desmembrar-se da de São Paulo. Um projeto será desenvolvido para captar recursos para o devido arquivamento.

O material fotográfico está com a classificação em fase adiantada, pois chegou já organizado em pastas. O acervo bibliográfico passa por avaliação, a fim de separar o que está em duplicidade. Posteriormente, passará por higienização e guarda em embalagens especiais.

Já o acervo audiovisual deve ser preparado para migração para o meio eletrônico. “Vamos identificar os vídeos originais, únicos, considerados fonte primária”, salientou a assessora técnica do Arquivo Público, Márcia Doré. A expectativa é que o processo esteja concluído em 18 meses, com parte do acervo disponível na internet.

PORTOBRAS – O Arquivo Público também recebeu, recentemente, documentos referentes aos portos de Paranaguá e Antonina e que pertenciam à extinta Empresa Brasileira de Portos S.A. (Portobras). A inspetoria foi criada em 1975 e fechada em 1990.

Toda a documentação permanecia na sede da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), em Paranaguá. São documentos relativos à construção dos silos de armazenagem e demais edificações, além de informações sobre os rios e dragagens.

“São documentos técnicos importantes”, destacou Márcia Doré. Segundo ela, o Arquivo Público foi informado da existência dos documentos, por meio da Comissão Setorial de Avaliação de Documentos da Appa, há cerca de três anos e começou o trâmite para trazê-los a Curitiba.

A documentação, que ocupa mais de 300 caixas-arquivo, passará pelo processo de higienização e por uma descrição que dê aos pesquisadores instrumentos mais eficazes para conhecer o conteúdo do acervo.

ARQUIVO – O Arquivo Público do Paraná foi criado pela Lei nº 33, sancionada pelo primeiro presidente da Província do Paraná, Conselheiro Zacarias de Góes e Vasconcellos, em 7 de abril de 1855,  com a finalidade de reunir a memória impressa sobre a história e a geografia do Estado. Desde essa época não pararam de chegar documentos. Alguns deles são anteriores mesmo ao período de criação, como o inventário de Balthazar Carrasco dos Reis, um dos fundadores de Curitiba, datado de 1697, o papel mais antigo do acervo.

Instalado na Rua dos Funcionários, 1.796, no Bairro Cabral, o Arquivo Público é aberto à visitação. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. Parte da documentação pode ser acessada pela internet no endereço www.arquivopublico.pr.gov.br.

Fonte: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=70063&tit=Acervo-documental-do-Teatro-Guaira-e-organizado-pelo-Arquivo-Publico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!