quarta-feira, 27 de junho de 2012

Arquivo Histórico oferece cursos de férias em Rio Claro



Durante o mês de Julho o Arquivo oferecerá dois cursos. Informações para inscrição com Carol Hirai, pelo tel 3522-1935.


Por: Aristeu – (Jaburu)

Os dois serão ministrados pela Prof. Sonia Marrach, professora da Unesp/Marília, onde aposentou-se. Atualmente é pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Sociedade da Unesp-Marília.

É autora de “Outras histórias da educação: do Iluminismo à indústria cultural (1823-2005)” Ed. Unesp, 2009 e de “Música e universidade na cidade de São Paulo: do samba de Vanzolini à vanguarda paulista”, Ed. Unesp, 2012.

Curso 1 - AS RAÍZES DO BRASIL E AS IDEIAS EDUCACIONAIS

No curso As raízes do Brasil e as ideias educacionais, vamos nos dedicar a 3 grandes intérpretes do Brasil: Caio Prado Jr., Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda. Os três se dedicaram a responder as seguintes perguntas: Que país é este? Como entender o Brasil? Por que mudar a educação desse país é tão difícil?

Uma vez Gilberto Freyre declarou em entrevista que se considerava um rival de Pedro Álvares Cabral. Afinal de contas, ele ajudou a descobrir o Brasil com seus livros Casa-Grande & Senzala e Sobrados e Mocambos, onde analisa a sociedade brasileira, focalizando a família patriarcal e o desenvolvimento das cidades, com o auxílio da antropologia. Mas Cabral tem outros rivais muito importantes: Caio Prado Jr., que procurou explicar a formação da sociedade brasileira com base no materialismo histórico e Sérgio Buarque de Holanda, que interpreta o Brasil, através da análise dos tipos do real brasileiro, fundamentada na sociologia e Weber e na história nova dos franceses.

O curso “As raízes do Brasil e as Idéias Educacionais” tem 2 (dois) objetivos:

1) Discutir as obras dos grandes intérpretes desse país.

2) Focalizar a leitura dos clássicos da historiografia feita pelo educador Paulo Freire, para entender a história da educação brasileira.

Dias e horário: 3,4, 10 e 11 de Julho - das 19h30 às 22h30.


CURSO 2 – HISTÓRIA ORAL

O objetivo desse curso é mostrar que a história de vida, além de ser um elemento central na análise antropológica e sociológica, constitui uma técnica de pesquisa que pode contribuir para registrar a memória daqueles que vivem e sofrem a história. É uma maneira de fazer a história do presente. E pode ser utilizada pelos professores para facilitar a compreensão dos alunos.

A história de vida consiste na expressão dos dados ao longo da vida de uma pessoa, escritos pela própria pessoa ou colhidos em entrevistas para serem transcritos. Sua importância reside em que as experiências das pessoas pesquisadas são transmitidas por elas próprias e não pelo jargão formal e acadêmico, raramente capaz de exprimir a vivência, a memória e a época. A nossa sociedade, agarrada ao presente das câmaras e microfones, não tem o hábito de cultivar a memória. Por isso a história de vida é importante, pois ela recupera a memória social. Não a história oficial, celebrativa dos grandes personagens, mas as outras histórias do povo com seus processos de mudanças e rupturas, a história social vivida na cidade, na escola, no trabalho, na universidade.

A memória não é um fato individual, mas sim um fato social. Na memória do indivíduo, perpassam a realidade grupal, as instituições escolares, as instituições sociais, as convenções, os valores culturais e políticos. Nas lembranças verifica-se uma história social bastante desenvolvida.

Dias e horário: 31 de julho e 01 de Agosto das 19hh30 às 22h30.



Fonte: http://www.canalrioclaro.com.br/noticia/10220/arquivo-historico-oferece-cursos-de-ferias-em-rio-claro.html

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