quinta-feira, 22 de maio de 2014

Prefeito discute implantação do Arquivo Municipal de Dourados

Prefeito Murilo reunido com representantes do curso de História da UFGD Prefeito discute implantação do Arquivo Municipal de Dourados
Prefeito Murilo reunido com representantes do curso de História da UFGD – Foto: A.Frota
Representantes do curso de História da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) apresentaram ao prefeito Murilo o Anteprojeto de Implantação do Arquivo Municipal de Dourados, em reunião nesta terça-feira (20). Este descreve propostas para preservar a documentação da prefeitura.
Os historiadores mostraram ao prefeito a sugestão de que a administração municipal destine um espaço específico para o arquivo, em que a documentação esteja catalogada e haja espaço para consulta. Já a universidade daria apoio ao funcionamento do local contribuindo com a destinação de estagiários para colaborar na preservação dos documentos.
Segundo o professor Paulo Roberto Cimó Queiroz, coordenador do CDR (Centro de Documentação Regional) da UFGD, a intenção é de que documentação fique facilmente disponível para consulta, o que beneficiaria a pesquisa nas mais diversas áreas do conhecimento. “Nunca se sabe quando a administração ou até mesmo um cidadão vai precisar de documentos antigos”, ressaltou.
Ele ainda lembra que essa destinação pode colaborar para desafogar as repartições públicas. “O documento que já não é mais de utilidade diária, ele acaba incomodando o servidor, e é comum em todo Brasil que este tipo de documento se perca. Então, seria uma forma também de evitar que isso aconteça”, afirmou.
Diante do exposto, o prefeito propôs a realização de um convênio entre a prefeitura e o curso da universidade. Através deste, os estudiosos poderão ter acesso à tramitação dos documentos que são destinados ao arquivo municipal, fazerem proposta para uma organização provisória para facilitar o acesso ao local e elaborar junto à administração um projeto final das características necessárias para a implantação de um prédio específico.
“Nós estamos preocupados com estes espaços que tratam da memória do município. Através deste convênio, vocês poderão montar uma equipe e nos orientar sobre a melhor maneira de conduzir isso”, disse o prefeito aos representantes do curso de História.
Atualmente, os documentos do arquivo estão numa edificação ao lado da Secretaria de Saúde, em prédio alugado pela prefeitura. Eles foram para este local no ano passado, antes estavam do piso superior do Terminal Rodoviário – Renato Lemes Soares, nas salas hoje ocupadas pelo Museu Histórico de Dourados, Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos).
Além de Queiroz, participaram da reunião outros representantes da UFGD, o diretor da FCH (Faculdade de Ciências Humanas), João Carlos de Souza; o coordenador do curso de História, José Carlos Ziliani, e o professor do curso Jiani Fernando Langaro; além do vereador Maurício Lemes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!