sábado, 17 de agosto de 2013

Processos do Procon vão para o lixo

Diversos documentos, como procurações, extratos bancários e cópias coloridas de carteiras de identidade e de CPF estavam no lixo comum.

Uma cena inusitada fez o advogado e leiloeiro Alfeu Valério parar em frente à uma lixeira na rua Gonçalves Dias, no centro de Canoas. Um catador rasgava a capa de papelão de processos, separando-as do conteúdo. Ele analisou e rapidamente visualizou diversos documentos de muitas pessoas espalhados pelo chão. Ele não deixou que o catador continuasse sua ação, analisou melhor os documentos e resolveu agir para proteger os donos daqueles documentos. O homem que os recolhia informou que já havia encontrado processos na semana anterior, no mesmo local. Os processos tinham o timbre da Prefeitura e do Procon.
O advogado ligou para a Brigada Militar e esperou por 45 minutos a chegada da viatura. A reportagem de O Timoneiro chegou ao local alguns minutos após o advogado e presenciou tudo. Enquanto 'guardava' os documentos que estavam espalhados pelo chão, o advogado conversava com cidadãos que passavam e se surpreendiam com a cena, chamava outros colegas advogados e mostrava o que classificava de absurdo. A indignação era geral.
Pouco antes da BM chegar, dois homens com um saco de lixo tentaram recolher os processos. Eram do Procon, que fica situado a 30 metros da lixeira. O advogado não deixou que os homens tocassem nos processos, dizendo que somente a Brigada iria mexer. "Vocês jogaram no lixo, agora deixem no lixo", bradou. E assim foi.

BM recolheu documentos
Os policiais militares que atenderam a ocorrência não esconderam o semblante de surpresa e indignação ao constarem a importância dos documentos espalhados pelo lixo. Recolheram todos os processos e levaram para análise e posterior encaminhamento para a Polícia Civil, que deverá dar prosseguimento ao caso.

Estagiários
O diretor do Procon de Canoas, Sérgio Mossmann, disse que o fato foi um equívoco e que foi isolado. "Na verdade aqueles processos estavam dentro de um saco para serem remetidos para a Prefeitura. Na hora de recolher o lixo, os estagiários levaram por engano", disse à reportagem. Segundo Mossmann, o Procon entrará em contato com a BM para ter os processos de volta e realizar o procedimento correto, que é a inutilização dos documentos e posterior recolhimento por parte da Prefeitura.
Veja álbum de fotos http://on.fb.me/14yoAH0



Minha Opinião:

Até quando vamos ver cenas lamentáveis como esta acontecendo em nosso Brasil? Será que os estagiários são sempre os errados ou a máquina do poder utiliza desse artificio para esconder seus erros?
Bem, acredito que continuará por muito tempo, mas vejo uma luz lá no fim do túnel e esta se dará através de uma inspeção rígida nos órgãos no que tange a análise de documentos para guarda permanente e até mesmo para descarte.
É fácil colocar a culpa nos estagiários do que admitir que o órgão queria mesmo era excluir do seu arquivo documentos de pessoas que por ventura poderiam voltar a consultar seu processo e assim dar andamento na causa.
Acorda gente a lei de Acesso tá ai, vamos utilizar para reivindicar nossos direito!
João Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!