terça-feira, 27 de agosto de 2013

Palestra do curso de Arquivologia discute a importância dos arquivos para as instituições

Trazer para o ambiente acadêmico aos gestores de instituições, públicas e privadas, com a finalidade de apresentar o curso de Arquivologia e discutir a importância da gestão documental é o intuito da palestra “Vislumbrando o potencial dos arquivos nas instituições”, que será realizada no dia 29 de agosto, às 19h, no Auditório do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em João Pessoa.
O evento, organizado pelos estudantes do 5º período (noite) do Curso de Arquivologia da UEPB, como atividade do componente curricular “Gestão de serviços Arquivísticos”, tendo como ministrante a professora Esmeralda Porfírio Sales, reunirá gestores de instituições paraibanas, discentes , docentes e profissionais da área de Arquivologia.
Além da professora Esmeralda Sales, que possui uma larga experiência em gestão documental e abordará a importância deste processo para as instituições, a palestra também terá como ministrantes o coordenador adjunto do curso de Arquivologia, José Washington Medeiros, que apresentará o bacharelado; e a arquivista Andréa Freitas, que tratará dos serviços arquivísticos com base em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Estão sendo oferecidas 120 vagas para participação no evento e as confirmações de presença devem ser realizadas por meio do email arquivologianaparaiba@bol.com.br ou presencialmente com os alunos do 5° período de Arquivologia Campus V Noite.

Sobre o Curso de Arquivologia
Criado em 2006, o curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba foi pioneiro na Paraíba, segundo curso da área no Nordeste e desde a sua fundação tem se fortalecido tanto com relação à estrutura física, quanto no que diz respeito à qualificação do seu corpo docente.
Com um perfil consolidado, o curso tem desempenhado o importante papel de ampliar a produção de conhecimento científico em Arquivologia e formar profissionais capazes de conhecer, intervir, implementar, desenvolver, inovar e analisar processos arquivísticos, elaborando programas de gestão da informação.
Integrado ao Campus V – Ministro Alcides Carneiro da UEPB, em João Pessoa, o Curso de Arquivologia tem rompido os limites do Estado e se propagado para todo o país por meio de seus eventos, suas publicações e parcerias com instituições nacionais e internacionais.
Além do envolvimento em grupos de pesquisa, projetos de extensão e programas de monitoria, o aluno de Arquivologia da UEPB tem contato com a prática profissional desde cedo. O curso conta com parcerias com instituições públicas e privadas que possibilitam a participação da maioria dos alunos a partir do 6° período em programas de estágio. Por outro lado muitos destes estudantes têm obtido posições de destaque em vários concursos públicos, a exemplo das seleções da UFPB, UFPE, UFCG, Ministério da Saúde, UFRN, MPU, entre outras.
O arquivista está apto a atuar em instituições de arquivos públicos, privados, históricos, técnicos ou, de forma autônoma, a partir da abertura de empresas de consultoria e assessoramento em serviços gestão de arquivos/documentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!