terça-feira, 13 de agosto de 2013

Centro de Preservação


O que é o Centro de Preservação
O Centro de Preservação do Arquivo Público reúne três Núcleos: “Conservação”, “Acondicionamento e Encadernação” e “Microfilmagem”. Ali são elaboradas e gerenciadas as políticas de preservação, depois executadas por meio de ações de conservação preventiva, restauro, acondicionamento, microfilmagem e digitalização de documentos em suporte papel. Esta divisão também assessora pessoas e instituições interessadas no assunto, através de palestras, oficinas, cursos, apoio técnico e parcerias institucionais.
As atividades de conservação são desenvolvidas através do laboratório de restauro e da oficina de encadernação e acondicionamento. Seu objetivo é retardar, estabilizar e combater os agentes de degradação e os seus efeitos no papel.
O Centro de Preservação também realiza a microfilmagem e a digitalização dos documentos que precisam ser preservados. Essas atividades de reprodução visam  tanto a conservação quanto a maior difusão. As cópias produzidas passam a ser disponibilizadas ao público em forma de microfilme ou imagem digital, enquanto o original fica restrito e preservado. Dessa forma, o Centro de Preservação conserva não apenas o suporte dos documentos, mas também as informações que eles oferecem.
Para conhecer a história da Preservação no Arquivo Público do Estado de São Paulo, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!