quarta-feira, 27 de março de 2013

Narcio quer transformar Arquivo em Estação Memória

O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Narcio Rodrigues, visitou o Arquivo Público para dar andamento a projetos que deverão ser desenvolvidos no local. A visita foi realizada na manhã de ontem e, além de discutir com a nova administração municipal sobre os projetos já elaborados, também houve uma nova proposta: a instalação de um Polo Regional de Documentação do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
De acordo com Narcio, a visita foi agendada para dar sequência aos projetos pensados para serem desenvolvidos junto ao Arquivo Público. “Tivemos um recesso nas discussões por conta das eleições e vamos retomar agora com atual a administração, no intuito de encontrar ações que podem ser desenvolvidas pelo município e por mim no governo estadual”, diz.
A ideia é desenvolver na praça da Mojiana atividades históricas que vão além de um arquivo público. A intenção é ampliar e transformar este arquivo, para que seja dinâmico, atrativo e compartilhado com a comunidade. De acordo com Narcio, será criada a Estação Memória, englobando o Arquivo, a Casa do Artesão, a Academia de Letras, o teatro da Mojiana e o Museu da Viola. Assim como a instalação do Memorial da Imprensa, uma hemeroteca para organizar os arquivos dos jornais de Uberaba. Para isso já existe um projeto, que deverá ser desenvolvido pelo governo estadual, de forma pioneira na cidade, com a digitalização dos jornais.
“Continuamos a conversa para implantação destes projetos com a certeza de que não para por aqui, para que possamos implementar juntos. Queremos contribuir para que o Arquivo se torne um atrativo para pesquisadores e estudantes. E ainda tornar Uberaba um exemplo para todo o Estado na organização dos arquivos da imprensa mineira, com conteúdo cultural e histórico enorme”, explica Narcio.
Além de debater sobre estes projetos, ainda na reunião foi apresentada pela superintendente do Arquivo Público, Marta Zedinik Casanova, a proposta para criação do Polo Regional de Documentação do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Por sua vez, Narcio se comprometeu a articular a instalação deste projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!