quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Arquivo do Hospital Getúlio Vargas está com dificuldades de conservação


 

Milhares de prontuários de pacientes estão amontoados em pequenas salas.
Na falta de espaço, documentos se acumulam em corredores e janelas.


Um lugar que guarda importantes momentos do povo do Piauí, passa atualmente por dificuldades. O arquivo Hospital Getúlio Vargas, milhares de prontuários de pacientes estão amontoados em pequenas salas e correm o risco de serem perdidos. Com a poeira no local até a saúde dos servidores está ameaçada.

Na falta de espaço prontuários se acumulam em corredores e janelas, o maior arquivo médico do estado está prejudicado pela falta de estrutura no local, são aproximadamente 40 mil pastas que guardam de pacientes em uma dos principais hospitais públicos do Piauí.

Segundo Hilda Meneses, auxiliar de arquivo, na sala são guardadas as histórias de pessoas que usaram os serviços do hospital. “Aqui está armazenada a vida, nestes papéis é relatado os procedimentos realizados nos pacientes”, disse.

A maior parte dos documentos tem vinte anos, sem o armazenamento adequado, ficam expostos a ação do tempo. Os portuários que não estão espalhados ficam empilhados em prateleiras de metal, e encontrar alguns documentos no espaço fica difícil, já que a numeração não está em sequencia.

De acordo com Solimar Soares, auxiliar administrativa, para encontrar alguns documento é como se fosse procurar uma agulha no palheiro. “Temos dificuldade em pegar documentos no alto ou nas partes de baixo das prateleiras porque o espaço está muito reduzido”, afirma a funcionária.

O arquivo geral do hospital possui quatro salas, todas lotadas de documentos, com apenas nove funcionários e segundo o sindicato que representa a categoria, seria necessário o dobro para dar conta das tarefas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!