quinta-feira, 29 de novembro de 2012

REcine ri à toa

O REcine 2012 acontece de 10 a 14 de dezembro, na sede do Arquivo Nacional no Rio de Janeiro, com entrada franca. O festival, resultado de uma parceria entre o Arquivo Nacional e a Rio de Cinema Produções Culturais, vai prestar uma homenagem aos grandes nomes do humor no cinema mundial exibindo na Mostra Informativa de filmes obras-primas e raridades de diretores e atores de diferentes países, da comédia pastelão à sátira política. Gênero cinematográfico de maior sucesso junto ao público, a comédia contribuiu decisivamente para o desenvolvimento e popularização do cinema. Não há fronteiras para a linguagem universal do riso.

Além da exibição de filmes, o REcine promove palestras e mesas de debates sobre o tema do ano, cinema de arquivo e preservação de acervos audiovisuais, com cineastas e profissionais de destaque na área de conservação e pesquisa de imagens em movimento. Uma novidade este ano é a oficina de noções básicas para tratamento de acervos audiovisuais, que vai acontecer na semana do festival, em novembro. Os alunos terão a chance de aprender com os especialistas do Arquivo Nacional noções básicas de tratamento técnico de acervos audiovisuais e conservação de filmes. As inscrições começarão em breve para dez vagas.
O festival também homenageia personalidades da cultura brasileira e lança a nona edição da Revista REcine, com artigos sobre a arte do humor no cinema, ilustrados com fotos do acervo iconográfico do Arquivo Nacional.
Festival alerta para a importância da preservação dos acervos audiovisuais

Criado em 2002 com o objetivo de despertar para o debate sobre preservação, resgate e difusão de arquivos audiovisuais, bem como discutir políticas públicas nesse sentido, o REcine é uma parceria do Arquivo Nacional, uma das mais importantes instituições públicas de guarda de acervos audiovisuais do país, com a Rio de Cinema Produções Culturais.
Único exemplar do gênero no Brasil, o REcine se consagra como um importante espaço de discussão sobre a preservação, restauração e reaproveitamento de arquivos de imagens em movimento, e é também uma das principais vitrines da produção cinematográfica brasileira atual. O festival tem cumprido seu papel de chamar a atenção para os riscos de se perder registros fílmicos e obras do cinema nacional, verdadeiro patrimônio cultural e identitário do povo brasileiro.
Acesse a lista dos selecionados para a Oficina de Vídeo do REcine 2012

Informações
Arquivo Nacional - Assessoria de Comunicação
Tel.: (21) 2179-1349
E-mail: recine@arquivonacional.gov.br

Rio de Cinema Produções Culturais
Tel.: (21) 2220-9800
E-mail: recine.rio@gmail.com

Fonte: http://www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1410&sid=40

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!