quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Universitários vão ter acesso livre a gestão de arquivos

Novo software permitirá publicar conteúdos e aceder a toda a informação



Alunos poderão aceder a toda a informação criada
Um novo programa de parcerias educacionais vai permitir que todos os estudantes do ensino superior (universidades e politécnicos do país) tenham acesso gratuito ao ‘software’ de gestão dos arquivos e bibliotecas. A tecnologia foi desenvolvida por um ‘spin-off’ da Universidade do Minho (UMinho) – a Keep Solutions.

Os alunos e docentes terão sessões de formação e poderão a publicar conteúdos, usar o ‘software’ nas suas disciplinas e aceder a toda a informação criada (pesquisar, capturar, armazenar, transformar, actualizar, compartilhar dados), entre outras funcionalidades.
“O protocolo é totalmente grátis para as instituições do ensino superior e a utilização do software é ilimitada, desde que tenha fins estritamente educativos, o que inclui projectos de doutoramento e mestrado”, realça Luís Ferros, membro da spin-off, acrescentando que “os estudantes, em particular de ciências da informação e computação, vão assim explorar em contexto de aula e estudo ferramentas que deverão usar no mundo do trabalho".

A spin-off da UMinho tem desenvolvido os projectos DigitArq (gestão de arquivos definitivos), Koha (gestão integrada de bibliotecas), Retrievo (pesquisa federada), DSpace (repositório institucional), weebox (publicação de conteúdos) e Roda (preservação digital). Dispõe de serviços de desenvolvimento de ‘software’, migração de dados, formação, consultoria, digitalização, arquivo físico e tradução para o acordo ortográfico. Tem projectos com o Governo, municípios, bibliotecas, arquivos, museus, universidades, centros de investigação e empresas.

Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=55910&op=all

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!