quinta-feira, 18 de outubro de 2012

INSCRIÇÕES ABERTAS! Seminário Digitalização de Acervos

Inserido nas abordagens referentes às novas tecnologias, o GT Acervos propõe uma discussão sobre os processos de digitalização de acervos e sua validade para a pesquisa histórica.
Para instrumentalizar os profissionais das instituições de memória sobre o tema, o GT oferece oficina, palestras e conferência com especialista no tema.

Data: 05 de novembro de 2012
Local: Auditório da Justiça Federal do Rio Grande do Sul – Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 600 9° andar ala norte Praia de Belas, Porto Alegre/RS



8h45min
Abertura: Juiz Federal Eduardo Tonetto Picarelli – Diretor do Foro da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul
Historiador Éverton Quevedo – Coordenador do GT Acervos ANPUH RS
9h às 9h30min
A afirmação do Direito à Memória e a importância dos acervos do Poder Judiciário.
Ministrante: Dailor dos Santos
Analista Judiciário na 2ª Vara Novo Hamburgo. Mestre em Direito Público pela UNISINOS. Especialista em Direito do Estado pela UFRGS. Membro do Grupo de Estudos sobre Internacionalização do Direito e Justiça de Transição – IDEJUST. Membro dos Grupos de Pesquisa Dever de Memória e construção da História Viva.
9h30min às 9h45min
Intervalo
9h45min às 10h45min
A Gestão de Documentos Judiciais em arquivos como ferramenta de acesso aos bens culturais
Ministrante: Ingrid Schroder Sliwka
Juíza Federal titular da 5ª Vara de Porto Alegre. Consultora da Seção Judiciária do RS e da  Comissão Permanente de Avaliação Documental do TRF da 4ª Região. Atuou como colaboradora no PRONAME-CNJ.
Convidado: Roger Raupp Rios
Juiz Federal titular da 4ª Vara de Porto Alegre, mestre e doutor em Direito pela UFRGS. Conselheiro - International Council of Human Rights Policy, e professor do Centro Universitário Ritter dos Reis.
Mediadora: Andréia Castro Dias
Juíza Federal Diretora do Foro de Rio Grande
14h às 18h – Oficina: Digitalização de Acervos
Ministrante: Letícia Castro, jornalista e arquivista. Coordenadora de Comunicação do MUHM
Ementa: A oficina tem como objetivo capacitar para a elaboração de projeto de digitalização de massas documentais considerando as especificações técnicas e as formas de digitalização levando em conta resolução, bits/cores, formato, tamanho de arquivo, prazo e armazenamento.
19h às 19h45min – Conferência: Acervos digitais
Conferencista: Prof. Dr. Humberto Celeste Innarelli Doutorando do curso de Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Membro da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos (CTDE/CONARQ). Publicou em 2012 o livro Instrumenta: Preservação de Documentos Digitais e em 2007, juntamente com Santos, B. V. e Sousa, R. T., o livro Arquivística: temas contemporâneos, onde também aborda o tema preservação digital.
Carga Horária total: 8h
Investimento e formas de pagamento: R$ 10,00
1 – Na sede do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) – Av. Independência, 270 Porto Alegre/RS 
2 – No blog do GT Acervos, com depósito bancário: Associação dos Amigos do MUHM - Banco do Brasil Ag. 1249-1 Cc. 33061-2. 
NÃO HAVERÁ INSCRIÇÃO NO LOCAL

Fonte: http://acervosrs.blogspot.com.br/2012/10/inscricoes-abertas-seminario.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!