sexta-feira, 25 de maio de 2012

UEPB sedia reunião para a criação da Associação de Arquivistas do Estado da Paraíba


arquivi1Estudantes, professores e profissionais de Arquivologia participaram, na manhã desta quinta-feira (24), no auditório do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, em João Pessoa, da 3ª reunião para a criação da Associação de Arquivistas do Estado da Paraíba. O evento foi organizado pela turma do 7° período (manhã) como uma das ações do componente curricular Políticas Públicas Arquivísticas, sob a coordenação da professora Esmeralda Porfírio Sales.

Compuseram a mesa de abertura do evento o coordenador do curso de Arquivologia da UEPB, José Washington Medeiros; a coordenadora de estágio do curso de Arquivologia, Maria Meriane Vieira; os professores de Arquivologia da UEPB, Esmeralda Sales, Josemar Henrique e Maria José Cordeiro Lima, além da responsável pelo arquivo da Pró-Reitoria de Recursos Humanos da UEPB, Hilza Costa, o graduado em Arquivologia Dácles Silva e a estudante do 7° período em Arquivologia da UEPB, Flávia Barros.

arquivi3De acordo com a professora Esmeralda, a ideia de criação dessa associação surgiu em 2010, época em que a UEPB recebeu o presidente do Sindicato e Associação de arquivistas do Rio de Janeiro, Daniel Beltran, que, na ocasião, colaborou com as novas perspectivas de organização de classe que surgiam na Paraíba. Desde então, foram realizadas duas reuniões para discutir a criação desta associação e este segundo encontro teve a finalidade de escolher o nome da entidade, eleger possíveis membros, criar uma comissão que trabalhe no estatuto entre outras decisões.

Na oportunidade, o professor José Washington destacou a importância da criação desta associação “no sentido de fortalecer uma representatividade profissional num Estado que conta com dois cursos de Arquivologia, mais de 90 egressos, só da UEPB, atuando no mercado de trabalho e que, muitas vezes, esbarram em problemas como o desconhecimento da sociedade sobre a importância da atuação destes profissionais nas empresas”.

A associação é uma iniciativa que reúne pessoas com objetivos comuns na busca por soluções de problemas e defesa de causas coletivas. A Paraíba não possui nenhum conselho ou sindicato que represente os arquivistas do Estado. Isto implica na falta de fiscalização dos arquivos paraibanos, pouca divulgação junto à sociedade sobre o perfil e a importância do arquivista nas instituições, desmobilização de estudantes e profissionais da área na luta por causas comuns à categoria, entre outros problemas.

Após votação, a entidade representativa dos estudantes e profissionais de Arquivo ficou denominada “Associação de Arquivistas da Paraíba”, tendo como presidente a professora Esmeralda Porfírio Sales e entre seus componentes docentes e discentes da UEPB, UFPB, além de profissionais da área, todos escolhidos por maioria de votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!