domingo, 25 de março de 2012

Arquivos abertos


Grupo Folha libera acervo de edições anteriores em site na internet. Pesquisador pode consultar quase 2 milhões de páginas, de 1921 até o início deste mês.

O Grupo Folha lançou hoje na internet uma página em que disponibiliza todo o seu acervo de edições impressas – publicadas desde 1921. O processo de digitalização das quase 2 milhões de páginas durou cerca de um ano e reúne o histórico de três jornais: “Folha de S. Paulo” e as extintas “Folha da Noite” e “Folha da Manhã”. O acesso gratuito, porém, é por tempo determinado.
A iniciativa de digitalizar e disponibilzar ao público é pioneira entre os jornais brasileiros. Segundo o Grupo Folha, o processo demorou cerca de um ano e um custo estimado em R$ 3 milhões. A empresa não informou quanto tempo será o “período de degustação”. Após esta fase, o acesso gratuito será mantido apenas para assinantes.
A ferramenta de busca é simples: feita com base em uma tecnologia que também está sendo trabalhada no processo dedigitalização e jornais raros e extintos da Fundação Biblioteca Nacional. Pode-se pesquisar por palavra ou por data: na opção “por palavra”, o internauta digita num campo de busca o que deseja e todas as edições que tiverem aquela combinação de letras – no decorrer de 90 anos – vão aparecer como opções para consulta. Neste caso, o pesquisador, ao encontrar um artigo específico, também poderá ler reportagens publicadas na mesma página e em outras partes daquela edição.
A segunda opção é uma busca direta pela data – onde o leitor pode direcionar a busca por dia, mês e ano. Escolhido tudo, é só ler a notícia, ver as fotos de determinada edição ou mesmo conferir os anúncios da época. Em breve, outros jornais do Grupo Folha também terão seus acervos digitalizados – entre eles, o “Notícias Populares”, que circulou de 15 de outubro de 1963 a 20 de janeiro de 2001, e a “Folha da Tarde”, criada em 1949.
A cada dia que passa, mais jornais e revistas – assim como instituições de arquivo e bibliotecas – vem colocando seu material na internet. Abaixo, alguns sites com periódicos brasileiros digitalizados, que podem ser úteis para o pesquisador:
Biblioteca Nacional (a partir de abril);

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!