APRESENTAÇÃO
A Associação dos Arquivistas Brasileiros – AAB é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 20 de outubro de 1971, na cidade do Rio de Janeiro/RJ. Tem como objetivos: estimular o desenvolvimento da Arquivologia no Brasil; promover a capacitação profissional do arquivista, organizando eventos científicos, como congressos, seminários, conferências, cursos, entre outros; trabalhar em prol da implementação e aperfeiçoamento de políticas públicas arquivísticas, bem como da carreira do arquivista e do profissional de documentação e informação que atua nos arquivos; prestar assessorias e serviços profissionais na área da Arquivologia no âmbito da administração pública e privada, e manter intercâmbio entre os profissionais e instituições da área da Arquivologia, Documentação e Informação nacional e internacional. Além disso, a Associação dos Arquivistas Brasileiros publica e distribui livros no campo da Arquivologia como o livro A preservação da Informação Arquivística Governamental nas Políticas Públicas do Brasil, de autoria do professor doutor Sérgio Conde de Albite Silva, e o livro Arquivística no laboratório: história, teoria e métodos de uma disciplina, de autoria do doutor Paulo Roberto Elian dos Santos.
Em 2004, a AAB retomou seu projeto editorial de forma mais sistemática instalando seu Conselho Editorial que é atualmente constituído pelos professores e pesquisadores: Jose Maria Jardim; Lucia Maria Velloso de Oliveira; Maria Celina Soares de Mello e Silva; Paulo Roberto Elian dos Santos e Sérgio Conde de Albite Silva.
A Associação é responsável pela publicação da Revista Arquivo & Administração, que foi lançada em 1972 com a proposta de constituir-se como um espaço de difusão do saber arquivístico. A Revista, que possui o padrão Qualis, é o único periódico brasileiro que publica somente artigos específicos da área. Os artigos produzidos por profissionais e pesquisadores destacam-se na comunidade por apresentar não só a prática arquivística, mas também as mais distintas reflexões no campo teórico. A Revista vem mantendo sua periodicidade semestral, com uma política editorial centrada na fundamentação da área, que também envolve a publicação de artigos em língua espanhola, além de traduções de textos em inglês e francês, com o objetivo de ampliar o acesso de estudantes e profissionais à discussão internacional.
Os números publicados até o ano de 1999 já se encontram on-line, disponíveis no sítio da Associação dos Arquivistas Brasileiros (http://www.aab.org.br/). Além disso, a política institucional de distribuição objetiva a doação de exemplares para bibliotecas das universidades com curso de Arquivologia e cursos de pós-graduação em áreas afins, além de bibliotecas de instituições arquivísticas e de pesquisa e instituições estrangeiras.
A AAB vem realizando e promovendo, desde sua fundação, o Congresso Brasileiro de Arquivologia. Este evento reúne profissionais de Arquivologia e áreas afins como Biblioteconomia, Museologia, Administração, História, Ciência da Informação, Ciência da Computação etc. Tais profissionais atuam em instituições detentoras de acervos arquivísticos nas esferas pública e privada de todo o território nacional. Ao longo de três décadas, a AAB tem promovido o contato de profissionais brasileiros com especialistas estrangeiros para debater e difundir o conhecimento técnico-científico da Arquivologia.
O Congresso Brasileiro de Arquivologia é o mais antigo evento arquivístico nacional e tem sido realizado com grande sucesso por décadas. Por ser um evento de caráter nacional, o local de realização do mesmo é sempre diversificado, visando envolver de forma ampla os profissionais das diferentes regiões do país. Além disso, as temáticas do Congresso acompanham a agenda de discussões internacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário!