quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Conheça o Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)







Habilitação: Arquivista
Código: 509
Vagas: 24



Prédio 74 - UFSM
Créditos: Carlos Blaya

Objetivo Geral
O Curso de Arquivologia da UFSM destina-se a formar profissionais que podem atuar de forma criativa e eficiente, em atividades que conduzam à conscientização do valor dos arquivos e a preservação dos mesmos, planejando, organizando e dirigindo arquivos públicos e/ou privados.

Duração
Prazo mínimo: 6 semestres
Prazo normal: 7 semestres
Prazo máximo: 10 semestres

Ementário

Site Oficial do curso

Nível de ensino:    Graduação
Modalidade:    Específica referente à profissão
Grau acadêmico:    ARQUIVISTA
Turno:    Diurno
Área de conhecimento:    ARQUIVOLOGIA
Ato de autorização:    Criado pelo Parecer CEPE nº 179, de 10.08.76.
Ato de reconhecimento:    Reconhecido pela Portaria Ministerial n. 076/81, publicada no DOU, de 20/01/81 e Portaria n. 250/2006/MEC, publicada no DOU, de 19/06/2006
Fonte: Portal da UFSM (http://sucuri.ufsm.br/_cursos/ccsh/arq.php)



ÁREAS DE ATUAÇÃO

Os profissionais arquivistas atuam em instituições públicas e/ou privadas. Na área pública, podem exercer funções na esfera governamental Municipal, Estadual e Federal, ou seja, em órgãos dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Na área privada, podem atuar na esfera empresarial, em hospitais, em instituições financeiras, em sociedades, em estabelecimentos de ensino, em cooperativas, em arquivos particulares e prestar consultorias, entre outras.
Este profissional tem sob sua responsabilidade proporcionar o acesso das informações aos diferentes usuários e para tanto sua ação implica na intervenção junto aos arquivos de modo a promover a gestão da informação arquivística.
Assim, na atual conjuntura social, política, econômica, científica e tecnológica brasileira, o tratamento da informação tornou-se estratégico à gestão organizacional nas mais diferentes áreas de atuação, o que torna o campo de ação arquivístico tão diversificado quanto o do conhecimento humano.

Fonte: http://w3.ufsm.br/arquivologia/index.php?option=com_content&view=article&id=35&Itemid=29

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!