segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Olhar Arquivístico – I Mostra de Prática Arquivísticas


Bom Dia!

Caro(s) Leitores,

No último dia 20 de Outubro, aconteceu a I Mostra de Práticas Arquivísticas do Curso de Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba. O evento se deu em Comemoração ao Dia do Arquivista e também da II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - UFPB

Foram expostos trabalhos de diversas instituições paraibanas, como: Fundação Casa de José Américo; Memorial Joacil de Brito; Arquivo Geral da UFPB; Prefeitura Municipal de João Pessoa; DOCAS; Arquivo Afonso Pereira. 

Uma das discussões que foram realizadas durante a Mostra, se deu no estande do Arquivo Afonso Pereira, que é uma Entidade Privada, e que possui um acervo que revela aspectos sobre a história da Educação e Cultura da Paraíba.

O arquivo foi criado em 03 de Janeiro de 1998, por iniciativa da Srª Clemildes Torres Pereira, em homenagem à passagem dos 80 anos do Patrono e esposo, o professor Afonso Pereira da Silva e seu acervo possibilita aos pesquisadores e estudantes uma rica fonte de conhecimento sobre o nascimento de várias instituições de Arte e Ciências do nosso Estado. Contudo, o Arquivo cumpre o seu papel de estudar, divulgar e preservar a memória de suas ações, bem como contribui para construção da memória histórica e sociológica. Para maiores informações sobre o Arquivo Afonso Pereira, ele se localiza no seguinte endereço: 

 Praça João XXIII, 78 – Jardim Glória – Jaguaribe
CEP: 58015-030 – João Pessoa – Paraíba – Brasil
Fone: (83)3221-6046  – Fax: (83) 3228-2946


Dessa forma, o dia do Arquivista foi marcado por este encontro bastante interessante, onde nós alunos de Arquivolgia - UFPB estivemos mais próximos dos documentos públicos e privados das instituições mencionadas, conhecendo a documentação e os fazeres arquivísticos de cada um dos profissionais. 

João Paulo S. de Souza
Aluno de Arquivologia - UFPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!