sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dia do Arquivista - Mobilização Nacional

Caros colegas de profissão,

Estamos próximos de mais uma data comemorativa do dia 20 de Outubro e diversos eventos se organizam pelo país.

O que queremos neste momento é propor uma grande mobilização e diversas ações de visibilidade para O DIA DO ARQUIVISTA.

Esta semana o Sindicato Nacional de Arquivistas e Técnicos de Arquivo – SINARQUIVO enviará e-mail aos senadores, deputados federais e diversos deputados estaduais de vários estados brasileiros. O objetivo deste e-mail é solicitar apoio para que sejam feitas, citações, referências e homenagens em comemoração ao Dia do ARQUIVISTA, dia 20 de outubro. Vale também projetos de Lei criando cargos de Arquivistas na administração pública, definindo pisos salariais, etc.

A estratégia do SINARQUIVO é aproveitar esta tão importante data para gerar visibilidade e publicidade no ambiente político, tão importante para a obtenção de vitórias e conquistas que tanto almejamos para nossa categoria.

Neste e-mail é solicitado aos parlamentares que enviem ao SINARQUIVO documentos que registrem as ações realizadas em razão do Dia do ARQUIVISTA. Isso é fundamental para incentivar os parlamentares na realização de ações, afinal ano que vem temos eleições. Enviamos junto com este e-mail, um texto explicativo sobre a profissão que mostra, com entusiasmo, o grande momento de ascensão vivido pelos arquivistas.

Queremos neste momento pedir sua colaboração. Nada será mais efetivo do que pedidos pessoais aqueles parlamentares, prefeitos, e demais cargos eletivos que receberam seu voto. Nada mais efetivo do que cada ARQUIVISTA solicitar ao seu vereador, deputado, senador, etc, que realize uma homenagem ao Dia do ARQUIVISTA. Quanto mais homenagens, citações ou referências tivermos, mais claro ficará para a classe política que o Arquivista é profissional de Nível Superior, que o arquivista oferece um leque de serviços tanto no campo de acervos históricos quanto como papel estratégico de apoio a gestão. Toda esta visibilidade e publicidade constituem elemento fundamental para conquista de mais espaço político para nós arquivistas.

Você que é professor de Arquivologia na Universidade, elaborem atividades em sala de aula que desafiem estudantes a buscarem ações de visibilidade para a profissional, seja no ambiente político, seja na internet, em rádios TV, ações em praças públicas, etc.

Você que é estudante, cobre e sugira ao seu professor e aos Diretórios Acadêmicos, atividades deste tipo.

Portanto solicitamos que cada ARQUIVISTA transforme a solicitação institucional do SINARQUIVO em solicitação pessoal e assim certamente chegaremos a um número muito maior de homenagens.

Foi criado um Evento Virtual no Facebook, que todos nós podemos participar, divulgar e postar ações que estiverem ocorrendo em todo Brasil.

No Twitter, vamos utilizar a Hashtag #DiadoArquivista, e espalhar nossa profissão por toda a rede.

Veja abaixo o e-mail enviado aos parlamentares. Replique-o para seus contatos da classe política, com e sem mandato, seus contatos na mídia, e o faça sem moderação. Criem suas próprias mensagens! Atua politicamente em defesa da sua profissão.

 
Título do e-mail: Homenagem ao Dia do ARQUIVISTA – 20 de outubro

Prezado (a) parlamentar,

No dia 20 de outubro comemora-se no Brasil o Dia do ARQUIVISTA.

Solicitamos ao senhor e ao seu gabinete apoio na divulgação e elaboração de homenagens e citações a este dia.

Segue abaixo texto que pode servir de referência para melhor compreensão sobre este profissional.

Colocamos também nossa Secretaria de Assuntos Parlamentares a disposição para maiores esclarecimentos e troca de informações, através do e-mail sec.assuntosparlamentares@sinarquivo.org.br.

O Sindicato Nacional dos Arquivistas e Técnicos de Arquivo – SINARQUIVO, coloca seu Website e Rede Social na Internet a disposição para divulgar a sua rede de 7 mil e-mails de todo o Brasil, qualquer ação, homenagem ou citação que for documentada, seja em vídeo, jornal, ata de sessão ou equivalente. Para tanto basta encaminha o material para nossa Secretaria de Relações Públicas, através do e-mail sec.relacoespublicas@sinarquivo.org.br.

Contamos com seu apoio.

Daniel Beltran
Presidente do SINARQUIVO
Sindicato Nacional dos Arquivistas e Técnicos de Arquivo

 
 
ARQUIVISTA: Um profissional estratégico para a democracia na sociedade do conhecimento.

No dia 20 de outubro é comemorado o dia do ARQUIVISTA. Conheça mais sobre a formação e qual o papel dele no seu negócio.

O exercício da profissão de ARQUIVISTA só é permitido, segundo a lei 6.546/78 que regulamenta a profissão, aos diplomados por Curso Superior em Arquivologia, ou aqueles que na época de publicação da Lei comprovaram pelo menos, cinco anos ininterruptos de atividade ou dez intercalados. Estes foram, em 1978, provisionados, e receberam registro de ARQUIVISTA. Ainda segundo a lei, estes profissionais precisam se registrar na Superintendência Regional de Trabalho e Emprego - SRTE, órgão vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.

Muitas pessoas acreditam que documentos antigos, empoeirados e amarelados são as ferramentas de trabalho que um ARQUIVISTA utiliza no seu dia-a-dia. No entanto, trata-se de apenas mais uma das muitas confusões que ocorre quando se fala nessa profissão, assim como a equiparação (errônea) que se costuma criar entre o ARQUIVISTA e o Bibliotecário, ou ainda com o Historiador.

O ARQUIVISTA é o profissional capaz de recuperar, no menor tempo possível, uma informação armazenada em qualquer que seja o suporte, seja ele físico, digital ou virtual. A gestão arquivística de documentos e informações implica atuação na produção, tramitação, uso, arquivamento, recuperação e classificação de documentos que vão desde certidões de nascimento até documentos sigilosos de guerra, passando por relatórios fundamentais a uma rápida e eficaz tomada de decisão gerencial. A consulta ao documento certo, sem perda de tempo, garante decisões rápidas, tão fundamentais no competitivo universo corporativo, além de possibilitar um planejamento estratégico mais eficiente.

Muitas organizações estão procurando ARQUIVISTAS para organizar a distribuição e o armazenamento de informações da empresa. Vários concursos públicos estão buscando profissionais formados em Arquivologia, para facilitar a tomada de decisão por parte dos administradores. Isso está diretamente relacionado a modernização do Estado Brasileiro. Este Estado moderno, atento ao valor da informação e do conhecimento, valoriza cada vez mais o ARQUIVISTA. Para se ter uma idéia, apenas nos últimos 5 anos mais de 350 vagas para ARQUIVISTAS foram criadas, através de concursos públicos, somente no Poder Executivo Federal. O desafio agora é levar esta expressividade de vagas para os demais poderes e níveis de poder, que no mesmo período, juntos abriram apenas cerca de 150 vagas. Ao buscar um estágio, em geral, o estudante não encontra dificuldades, pois o número de oportunidades costuma ser maior do que o número de estudantes.

Hoje muitas áreas do conhecimento têm percebido a Arquivologia como um diferencial competitivo no desenvolvimento de suas atividades, justamente pelo vetor informacional que o ARQUIVISTA consegue agregar às atividades onde atua. As técnicas e princípios da Arquivologia têm garantido a muitas empresas obterem cases de sucesso em seus projetos.

A profissão de ARQUIVISTA encontra-se em efetiva ascensão, com diversificado mercado de trabalho: arquivos históricos e administrativos, arquivos empresariais, arquivos pessoais, centros de documentação e memória, arquivos especializados, consultorias arquivísticas, serviços ou redes de informação, órgãos de gestão do patrimônio cultural, gerenciamento Eletrônico de Documentos, Inteligência Competitiva, Gestão do Conhecimento, Gestão da Qualidade, etc...

Ainda existe um estigma de que uma pessoa que trabalha com arquivos tem uma ocupação monótona e que lida apenas com um monte de papéis velhos, mas fica patente a cada dia que, quem já percebeu o quanto o ARQUIVISTA pode contribuir no apoio à gestão, especialmente na era da informação, está partindo na frente no mercado e obtendo excelentes resultados.

Portanto, neste dia 20 de outubro, dia do ARQUIVISTA, faça uma reflexão da importância deste profissional e dê a ele seu devido valor.

Daniel Beltran
Presidente do SINARQUIVO
Sindicato Nacional dos Arquivistas e Técnicos de Arquivo

http://sinarquivo.ning.com/profiles/blogs/dia-do-arquivista-mobilizacao-nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!