segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Curiosidade sobre Arquivista

Arquivos, coleção diversas e documentos precisam ser ordenados e catalogados para facilitar o acesso e registro dos mesmos, para isto ser possível é imprescindível o trabalho do arquivista. O arquivista é capacitado e responsável para analisar e organizar acervo de documentação pública, empresarial, científico e literário. Esta organização segue critérios, para que o documentos sejam bem armazenados em estado ambiental adequado e em ordem correta. O arquivista ainda desenvolve o registro dos mesmos em banco de dados virtuais.
É necessário cursar graduação em arquivologia, possuir conhecimentos em informática e idiomas. O mercado de trabalho é restrito à algumas instituições e empresas que determinam o cuidado com o seu acervo administrativo e histórico, contratando o número necessário de profissionais pela quantidade dos documentos.
A graduação em arquivologia iniciou nos anos 70, sendo implementado em 1991, no Distrito Federal, e a profissão tem alcançado importância perante à quantidade de material gerado nas instituições. Na maioria das vezes, são os órgão públicas que contratam mais arquivistas.

Fontes
http://www.aab.org.br/
http://www.brasilprofissoes.com.br/verprof.php?codigo=56

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