sexta-feira, 23 de setembro de 2011

LETRAMENTO DIGITAL: UM NOVO DESAFIO ACADÊMICO PARA O ARQUIVISTA

DIGITAL LITERACY: A NEW CHALLENGE FOR ACADEMIC ARCHIVIST

Abstract
Over the course of human development, the technological advances
have always been the causative agents of change in the most diverse
fields of activities. The informational growth is transforming the society
and the archivist can not be alienated in this process. With the advent
of digital documents, and consequently, the automation of the files, it
comes the need for archivists to acquire skills and competencies with
regard to handling and learning the tools and supports access to digital
information. This study aims to discuss the integration of digital literacy
in academic archivist at the scene of the century in the context of
digital technologies of information and communication – TDIC’s.
Mastering the process of digital literacy is therefore a basic need for
archivists. In the final considerations, it is exposed setting up
recommendations that contribute to future discussions about the new
profile of the professional archivist, with focus on the impact of
technology in the preparation of the archivist.

Key-word: Archivist. Digital literacy. TDICs. Information.

Resumo
Ao longo do desenvolvimento da humanidade, os avanços tecnológicos
sempre foram os agentes causadores das mudanças nos mais distintos
campos de atividades. O crescimento informacional está transformando a
sociedade e o arquivista não pode ficar alienado a esse processo. Com o
surgimento dos documentos digitais, e consequentemente, as
automações dos arquivos, nasce a necessidade dos arquivistas
adquirirem habilidades e competências, no que diz respeito ao manuseio
e ao aprendizado das ferramentas e dos suportes de acesso a
informações digitais. O presente estudo visa discutir a inserção do
letramento digital na formação acadêmica do arquivista no cenário do
século XXI no âmbito das tecnologias digitais da informação e da
comunicação (TDICs). Dominar o processo de letramento digital é,
portanto, uma necessidade elementar para os arquivistas. Nas
considerações finais, alvitram-se recomendações que contribuem para
futuras reflexões acerca do novo perfil do profissional arquivista, com
enfoque especial ao impacto das tecnologias na formação do arquivista.

Palavras-chave: Arquivista. Letramento digital. TDICs. Informação.

Carlos Eugênio da Silva Neto
Graduando do Curso de
Arquivologia (UEPB).
Membro do Grupo de Estudos
sobre Hipertexto,
Arquivos Eletrônicos e Tecnologias
Educacionais
(GEHAETE / CNPq).
carloseugenioneto@gmail.com
Janecely Silveira de Lima
Graduando do Curso de
Arquivologia (UEPB).
Membro do Grupo de Estudos
sobre Hipertexto,
Arquivos Eletrônicos e Tecnologias
Educacionais
(GEHAETE / CNPq).
Jane_lima86@hotmail.com
João Wandemberg Gonçalves
Maciel – (UFPB)
Doutor em Letras e professor do
Dep. de Ciências Sociais da UFPB –,
Arquivos Eletrônicos e Tecnologias
Educacionais (GEHAETE / CNPq).
joaowandemberg@gmail.com

Confira: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/3595/2754

Um comentário:

  1. Artigo científico rico em novas perspectivas na formação do arquivista. Vale a pena todo estudante ler!!

    Saudações arquivistas,

    Carlos Neto

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