quinta-feira, 20 de outubro de 2011

20 de Outubro é Dia do Arquivista

Embora regulamentado pela Lei 6.546/78, o profissional da área lida com uma série de obstáculos relacionados ao desempenho das suas funções

Por: Carlos Lima (*)

Carlos Lima expoe sobre o Arquivo Publico de Paracatu para vereadores do Município de Guanambi, no interior da Bahia, em fevereiro 2011. Acervo Pessoal
Paracatu (MG) – 19/10/2011 - Dedicado à gestão de informações em empresas, órgãos públicos e instituições diversas, o arquivista é o profissional com nível superior em Arquivologia, curso integrante às ciências da informação e que é oferecido por 16 universidades brasileiras.
O bacharel em Arquivologia tem como papel primordial o desenvolvimento e a agregação de procedimentos e ferramentas capazes de garantir ao público e a sua clientela o acesso em tempo hábil às fontes de informação de seu interesse, nos mais variados suportes de registro, como papel, discos magnéticos, CD-Rom, microfilmes, bancos de dados, entre outros.

Arquivista Carlos demonstra para alunos da Fundação Conscienciarte o processo de digitalização de documentos. Foto do Acervo do Arquivo Público Municipal de Paracatu/out 2011
O papel do arquivista é muito laborioso dentro das organizações, pois ele lida essencialmente com um insumo intangível (não palpável) que é a informação, a qual requer tratamento que assegure sua organicidade, interpretação, indexação em sistemas que lhe permitam ser recuperada pelo usuário, que ora toma decisões valiosas, ora produz novos conhecimentos para a humanidade.
É também missão desse profissional o gerenciamento do fluxo informacional em ambientes de trabalho diversos, afinal toda documentação possui um ciclo de vida que inclui as fases corrente, intermediária e permanente, de forma que de acordo com prazos legais o documento, após a sua finalidade primeira (razão pelo qual foi elaborado), poderá ser eliminado conforme normas arquivísticas ou guardado permanentemente.

Alunos da Escola Municipal Cacilda Caetano observam documento restaurado pela equipe coordenada pelo arquivista Carlos Lima. Foto: Acervo Arquivo Público de Paracatu/Abr. 2011
Embora regulamentado pela Lei 6.546/78, o profissional da área lida com uma série de obstáculos relacionados ao desempenho das suas funções: Geralmente é confundido com um guardador de papéis velhos, dispõe de pouca estrutura pelo fato de não serem postos recursos materiais e humanos suficientes para ajudá-lo e normalmente só é lembrado quando um documento desaparecido ou um arquivo desorganizado requer a sua atuação.
Dificuldades à parte, o arquivista é um agente indispensável no desenvolvimento das organizações e do país, pois sua contribuição está relacionada à eficácia administrativa, vez que as informações acessíveis na hora certa representam economia de tempo, trabalho e recursos, e a garantia de eficiência na tomada de decisão pelo gestor. A importância do profissional também se vê na medida em que ele cria as condições necessárias à preservação da memória documental e à difusão de conhecimentos provenientes dos Arquivos e Centros de Documentação e Informação.
Repercurssão na imprensa - O Jornal Dinâmico, de Paracatu, abriu espaço para a categoria de arquivistas e publicou a matéria acima no caderno especial dedicado aos 213 anos de Paracatu, que se comemoram nesta quarta-feira (20), mesma data do Dia do Arquivista.
Nossos agradecimentos à equipe do Jornal Dinâmico, por apoiar aos arquivistas espalhados por todo o Brasil e que exercem papel fundamental no cotidianos das organizações e das pessoas.
Confira a versão impressa do semanário:

20 de outubro: Dia do Arquivista. Foto/Reprodução: Jornal Dinâmico
(*) Carlos Lima é graduado em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), é Pós-Graduado em Oracle, Java e Gerência de Projetos, é consultor em organização de arquivos e memória empresarial e exerce o cargo de Coordenador do Arquivo Público Municipal de Paracatu.
Atenção! Caso queira publicar esta matéria, cite o autor.

http://paracatumemoria.wordpress.com/2011/10/19/20-de-outubro-e-dia-do-arquivista-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!