segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Curso: GED - Gestão Eletrônica de Documentos


Curso:
GED - Gestão Eletrônica de Documentos
Coordenador: 
Prof. Ms. Ricardo de Souza Alencar 

Currículo: 
Mestrado em Sistemas Computacionais Orientados à Indústria do Petróleo pela COPPE/UFRJ. Professor do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Possui experiência na área de Ciência da Computação com ênfase em Banco de Dados, Redes de Computadores, Infra-estrutura Computacional e Data Mining. 

E-mail: 
posged@unisuam.edu.br 
Público-Alvo:
Arquivistas, bibliotecários, profissionais de tecnologia da informação e demais profissionais que atuem em unidades de informação e que desejam construir carreira em uma das áreas de maior grau de empregabilidade do mercado.
Disciplinas:
Análise e Projeto de Sistemas de Informação Aplicados ao GED - (20h)
Aspectos Legais da Documentação em Meios Eletrônicos - (12h)
Bancos de Dados Aplicados ao GED - (20h)
Certificação Digital - (16h)
Digitalização e Tratamento de Documentos Eletrônicos - (16h)
Ferramentas e Softwares de GED - (32h)
Fundamentos de Sistemas de Informação e Qualidade - (24h)
Fundamentos do BPM e Workflow - (28h)
Gerenciamento Eletrônico de Documentos - (32h)
Gestão de Documentos Eletrônicos - (20h)
Gestão de Projetos - (20h)
Gestão do Conhecimento - (16h)
Recuperação da Informação - (16h)
Redes de Computadores e Segurança Aplicada - (24h)
Tópicos Especiais em GED I - (32h)
Tópicos Especiais em GED II - (32h)
Trabalho de Conclusão de Curso - (0h)

Carga horária total:
360h

Turmas:

LocalBangu
HorárioSábados - Quinzenais - 08:00 às 17:00
Início27/09/2014
InvestimentoR$ 95,00 + 18 R$ 370,00 - venc. 10/10/2014)

LocalBonsucesso
HorárioTER - 18:30 às 22:00 e QUI - 18:30 às 22:00
Início27/09/2014
InvestimentoR$ 95,00 + 18 R$ 370,00 - venc. 10/10/2014)

LocalBonsucesso
HorárioSábados - Quinzenais - 08:00 às 17:00
Início27/09/2014
InvestimentoR$ 95,00 + 18 R$ 370,00 - venc. 10/10/2014)

LocalCesário de Melo CG
HorárioSábados - Quinzenais - 08:00 às 17:00
Início27/09/2014
InvestimentoR$ 95,00 + 18 R$ 370,00 - venc. 10/10/2014)

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Concurso Cultural: Novas Ideias, Novos conceitos - "Ser Arquivista é..."

REGULAMENTO

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

Dia 25/09 à 09/19 – Os candidatos deverão mandar a frase via mensagem(inbox)
Dia 10/10 – A comissão avaliadora escolherá as 5 melhores frases
Dia 12/10 à 17/10 – Votação aberta com as 5 melhores frases escolhidas pela comissão avaliadora, a frase que tiver mais curtidas será frase vencedora
Dia 20/10 – Divulgação da Frase vencedora do Concurso

REGRAS
Cada participante poderá enviar apenas uma frase
Frases enviadas fora do Prazo não serão válidas
Frases plagiadas serão desclassificadas

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Criatividade
Originalidade
Relevância para a Área




Obs: Enviar inbox via Fã Page: https://www.facebook.com/OlharArquivistico

terça-feira, 23 de setembro de 2014

3 Anos de Olhar Arquivistico


Tô muito feliz em comemorar 3 anos do Blog Olhar Arquivístico onde idealizei no inicio da minha graduação(2011) e que hoje já é conhecido por todos.
Nossa Equipe hoje é formada por mim(João paulo), François Braga e Emerson Silva.
Esperamos contar sempre com cada um de vocês! #OlharArquivistico3anos #Arquivologia



sábado, 6 de setembro de 2014

Semana Acadêmica ArquiBiblio - edição 2014.2

A Semana de Integração Acadêmica dos Cursos de Arquivologia e de Biblioteconomia da UFPB, é um evento organizado pelas Coordenações de Curso e Centros Acadêmicos e tem como principal objetivo ser um momento ímpar de integração entre alunos, professores e profissionais dessas áreas. Os alunos são calorosamente recepcionados e durante uma semana participam de palestras, oficinas e debates cujas temáticas estão relacionadas à identidade de cada Curso. Esta edição do evento acontecerá de 08 a 12 de setembro de 2014 no bloco de aulas dos Cursos no Centro de Ciências Sociais Aplicadas e proporcionará informações sobre os pilares da universidade, a estrutura do Curso escolhido, a atuação profissional e; oportunizará conhecimentos de temáticas atuais e também de novas abordagens. Os futuros arquivistas e os futuros bibliotecários podem, além de complementar a sua formação, conhecer melhor o que os esperam no mercado de trabalho, oportunidades de negócios e de carreira.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Arquivo Central da Universidade Federal Fluminense é reformado

Foto: Evelen Gouvêa

Local, que abriga documentos convencionais e digitais da universidade, teve todas as salas reestruturadas e modernizadas, favorecendo reorganização da documentação
Os alunos e funcionários da Universidade Federal Fluminense (UFF) deram mais um passo importante na manhã de ontem. Isso porque a Coordenação de Arquivos (CAR) da UFF entregou os espaços reformados e readequados do prédio do Arquivo Central. Uma das mudanças foi a modernização das partes elétrica e hidráulica tão pedida pelos funcionários. A Coordenação é vinculada à Superintendência de Documentação e responsável pela gestão dos documentos convencionais e digitais da UFF. 
De acordo com a superintendente de Comunicação da UFF, Ana Maria de Hollanda, a entrega dos espaços foi um avanço enorme para a universidade, não apenas na questão física e infraestrutura do prédio, como também um avanço na reorganização da documentação arquivista da UFF.
“O prédio foi bem remodelado e vai abrigar de forma mais adequada a documentação porque hoje os depósitos estão climatizados, estão dentro da normalização exigida, não que antes não estivesse, mas o aspecto físico do prédio não estava ajudando e é importante que o espaço físico seja adequado para abrigar essa documentação”, disse.
Entre as reformações e readequações do prédio, estão a reestruturação da área do telhado, a criação de novos espaços para guarda dos documentos, a criação de uma sala de pesquisa, uma rampa de acesso aos portadores de deficiência e um banheiro adaptado às questões de acessibilidade.
Assim como Ana Maria, o coordenador do Arquivo Central, Igor Garcez, também acredita que a reforma da infraestrutura do prédio foi um dos principais ganhos para a universidade.
“Trabalhar em um ambiente limpo, organizado e bem estruturado facilita a todos os requisitos, tantos os técnicos quanto os físicos. A pessoa vem trabalhar mais motivada. A demanda da universidade em relação à documentação tem crescido muito por conta da expansão de novos prédios e abertura de novos cursos”, analisou.
Já para o reitor da UFF, Roberto Salles, uma das maiores novidades e diferenciais do espaço para alunos e servidores está relacionado a digitalização.
“A ordem agora é: inovar, digitalizar e empreender. O arquivo, que talvez, o aluno precisaria vir até aqui para visualizar, ele pode estar consultando no sistema. A tendência é essa e temos que caminhar junto com essas mudanças”, finalizou.