quarta-feira, 10 de agosto de 2016

II Encontro sobre Arquivos de Goiás


APRESENTAÇÃO

Neste ano de 2016 a Associação de Arquivologia do Estado de Goiás (AAG) completa 10 anos. Anos marcados por uma atuação profícua que promoveu o crescimento da área de arquivologia para arquivos públicos e privados no estado de Goiás. Criada em 19 de dezembro de 2006 com caráter científico, técnico, profissional e cultural, a AAG tem trabalhado para cumprir sua missão de acelerar o crescimento e promover o desenvolvimento da área de Arquivologia.

A constante e imprescindível parceria com a Universidade Federal de Goiás, por meio do Centro de Informação, Documentação e Arquivo (Cidarq/UFG) têm contribuído para o êxito de suas ações e para a disseminação do conhecimento arquivístico e da atuação dos profissionais da Arquivologia.

O Cidarq/UFG tem se destacado no cenário nacional por ser o órgão responsável pelo planejamento e desenvolvimento da gestão técnica da informação e de documentos de valor administrativo, acadêmico ou histórico no âmbito da Universidade Federal de Goiás.

A parceria para a realização da primeira edição do Encontro sobre Arquivos de Goiás, realizada em 2014, resultou pela deliberação da segunda edição no ano 2016 que terá o tema “Preservação e difusão dos documentos arquivísticos digitais”, promovendo a discussão de questões atuais relacionadas aos documentos arquivísticos digitais e sua preservação como forma de garantir o acesso as informações públicas e a transparência do Estado.

O II Encontro sobre Arquivos de Goiás se realizará na cidade de Goiânia, nos dias 04, 05 e 06 de outubro, congregando e capacitando profissionais que atuam na área de arquivos além de celebrar a primeira década de atividades da AAG.