quinta-feira, 9 de junho de 2016

Dois municípios da PB recebem 10 na transparência e outros três tiram 0

Os municípios paraibanos de Lucena e Pirpirituba atingiram a nota máxima, 10, no índice de transparência, conquistado por meio dos portais da transparência. Ao mesmo tempo, Cachoeira dos Índios, Imaculada e Pilõezinhos tiraram 0, sendo que elas tiveram notas 3,9, 1,4 e 5 na primeira avaliação, divulgada em dezembro de 2015. Os índices foram levantados pelo projeto Ranking Nacional da Transparência, patrocinado pela Câmara de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal (MPF). A nova classificação foi divulgada nesta quarta-feira (8).

O índice de transparência no portal do governo do Estado da Paraíba caiu de 8,3 para 7,5, ocupando a quarta pior posição do país. O G1tentou entrar em contato com a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom-PB), mas as ligações não foram atendidas. A Prefeitura de João Pessoa manteve-se com a nota 9 e a de Campina Grande subiu de 6,3 pra 7,8.

Após a expedição de mais de 3 mil recomendações, em dezembro do ano passado, o Índice Nacional de Transparência - média de notas alcançadas por todos os municípios e estados brasileiros - subiu de 3,92, em 2015, para 5,15, em 2016, um aumento de 31%. Na época, foi dado de um prazo de 120 dias para a adequação dos municípios que não cumpriram as obrigações legais. Estados e municípios que ainda descumprem as leis de transparência serão acionados judicialmente. Na Paraíba, a nota média passou de 6,04 para 6,17 em seis meses. Até o final do dia, 1.987 ações civis serão propostas pelas unidades do MPF.

A avaliação se baseou em questionário desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que selecionou as principais exigências legais e itens considerados boas práticas. Foram avaliados portais de 5.567 municípios, 26 estados e do Distrito Federal. A análise mensura o grau de cumprimento de leis referentes à transparência no Brasil, numa escala que vai de zero a dez.

Para o secretário executivo da Câmara de Combate à Corrupção, Ronaldo Pinheiro, os números demonstram com dados, e de forma objetiva, a eficiência da atuação nacional do MPF. “É uma atuação de grande impacto positivo e que vai fortalecer o controle social sobre a máquina administrativa", ressalta o procurador da República.

A Prefeitura de Cachoeira dos Índios informou que teve problemas com o site quando implantou o modelo Cidades Digitais, cedido pelo Ministério das Comunicações. O assessor em prestação de contas, Marcos Alves de Lira, explicou que o domínio foi alterado porque a Prefeitura não teria mais despesas com hospedagem, nem com fornecimento so site. Porém, apesar do site estar hospedado em Brasília, ele não aparecia na busca do Google.

“A gente está trabalhando para ser o mais transparente possível. Estava tudo inserido no site, mas o pessoal não estava conseguindo localizar e era como se a gente não tivesse site. Agora vamos migrar novamente para o domínio .pb.gov.br, porque a gente está se sentindo penalizado”, explicou. Segundo ele, até o fim do mês de junho o site deve ser completamente migrado e ficar disponível para o público.

O secretário de Administração de Pilõezinhos, Francinaldo Alves, que poderia falar sobre o assunto, estava em uma reunião e não poderia atender o G1. O telefone da Prefeitura de Imaculada estava desligado.

domingo, 5 de junho de 2016

Venha celebrar conosco o Dia Internacional dos Arquivos em 9 de Junho!

Convidamos vocês a celebrar o Dia Internacional dos Arquivos 2016 com tema "Arquivos, harmonia e amizade", que também é o tema do Congresso 2016 da ICA - Conselho Internacional de Arquivos, em Seul.

Junte-se a outros e se divirta em seu próprio idioma, durante este evento internacional para os arquivistas e gestores de arquivos em 09 de junho.

O tema da celebração "Arquivos, harmonia e amizade" permanecerá até a realização do Congresso em setembro de 2016.

Compartilhe conosco sua experiência, a importância do seu trabalho e mostre que a profissão de arquivo é divertida, inclusiva, variada e que sua experiência também pode ajudar a todos. Você pode contribuir organizando uma exposição, um slide-show, uma sessão de cinema, abrindo seu departamento para o público, explicando o seu trabalho utilizando a temática do evento, aumentando assim a visibilidade da sua profissão para seus colegas e também auxiliando a outros departamentos da sua empresa ou instituição.


quinta-feira, 2 de junho de 2016

I Fórum Nacional de Repositórios Digitais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

novembro 16, 2016 – novembro 18, 2016


O I Fórum Nacional de Repositórios Digitais, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte através do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento (PPGIC), do Departamento de Ciência da Informação (DECIN) e da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) e será realizado em Natal, Rio Grande do Norte no período de 16 a 18 de novembro de 2016 e tem por objetivo promover um espaço de discussão teórica e prática acerca dos Repositórios Digitais através de mesas redondas, relatos de experiência e de pesquisa e minicursos.

Eixos Temáticos
Ementa
Objetivo
1 – Gestão e Políticas para Repositórios Digitais
Gerenciamento, acesso e uso da produção de repositórios digitais, considerando aspectos relacionados ao povoamento, ao auto-arquivamento e às políticas de informação e de funcionamento.
Abordar diretrizes para criação e implementação de políticas de informação e funcionamento de repositórios digitais com vistas a garantir o gerenciamento e o acesso da produção científica.
2 – Metadados em Repositórios Digitais
Padrões de metadados, repositórios de dados, web semântica, ontologias e protocolos de interoperabilidade.
Apresentar padrões, modelos conceituais, ferramentas e protocolos que auxiliem na descrição de metadados, nas modelagens (semânticas e ontológicas) e na interoperabilidade de recursos informacionais (dados, publicações e objetos digitais) aplicáveis a interface de repositórios digitais.
3 – Tecnologias para Repositórios Digitais
Plataformas de gerenciamento de repositórios digitais; métodos, técnicas e tecnologias para projeto e customização da interface de repositórios digitais, com base nos princípios da arquitetura da informação e usabilidade; experiência do usuário na criação de repositórios digitais; serviço de descoberta.
Apresentar ferramentas de gerenciamento, acesso e uso da produção científica acessível por meio de repositórios digitais de acesso livre e abordar métodos, técnicas e tecnologias que contribuam para a otimização das interfaces de repositórios digitais.
4 – Preservação em Repositórios Digitais
Metodologias, modelos, padrões e recomendações de preservação em repositórios digitais.
Apresentar modelos conceituais, metodologias, padrões e diretrizes que norteiem uma política de preservação para a sustentabilidade a longo prazo de repositórios digitais.

Informações sobre a Conferência