sábado, 30 de maio de 2015

XI SEMEP - Seminário e Exposição sobre Profissões

Ocorreu no dia 22 de maio a XI SEMEP - Seminário e Exposição sobre Profissões no mezanino do Espaço Cultural, uma ação promovida pelos colégios: N.S. de Lourdes, Instituto João XXIII e Santa Dorotéia, que teve o intuito de orientar os alunos na escolha de sua busca profissional vislumbrando uma carreira de sucesso.
Participamos juntos com o CAARQ/UFPB (Centro Acadêmico de Arquivologia) deste evento que promoveu tantas profissões e no ensejo mostramos o valor de ser ARQUIVISTA.

Fotos do evento:












Arquivo do MTE/PB - Del. João Pires dos Santos e os 75 Anos da SRTE/PB

No último dia 22 de maio participamos de um evento promovido pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em comemoração aos 75 anos da Superintendência e no ensejo aconteceu a instituíção do Arquivo permanente da instituição denominado de Del. João Pires dos Santos.
O Arquivo recebeu o nome do servidor Del. João Pires dos Santos por  reunir uma trajetória unicamente vivida no Ministério do Trabalho e ter presenciado as grandes mudanças no processo institucional do órgão.



O ARQUIVO DA SRTE-PB
A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Paraíba - SRTE/PB é uma unidade descentralizada e subordinada diretamente ao Ministério do Trabalho e Emprego.  O processo de organização do arquivo da SRTE/PB teve início em 2004 com o levantamento da massa documental que se encontrava dispersa nas dependências do Órgão. A administração providenciou as contratações de três estagiárias  do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba, iniciando o processo de gestão documental do acervo, obedecendo as normas arquivísticas, tendo a frente do trabalho a Bibliotecária e especialista em Gestão de Unidades de Informação, a servidora Jovirene Joaquim Pereira.  O arquivo foi instituído através da Portaria nº 25, de 06 de maio de 2015, como Arquivo Permanente Del. João Pires dos Santos.

Agradecemos imensamente o convite feito pela Bibliotecária Jovirene Joaquim Pereira e parabenizamos pelo trabalho frente a Biblioteca e o Arquivo do MTE/PB.

Fotos do eventos:






sábado, 23 de maio de 2015

Impulso - Semana de Empreendedorismo

INSCRIÇÕES GRATUITAS
O Impulso será o maior evento de empreendedorismo da UFPB.
As vagas são limitadissimas, temos 40 vagas para as oficinas da tarde e 200 vagas por noite do evento.
Quando preencher todas as vagas os formulários estarão fora do ar.
INSCREVA-SE AGORA!!
NOITE
Local: Auditório 211 do CCSA - UFPB
Horário: 19:00 às 22:00
TARDE
Local: Auditório azul do CCSA - UFPB
Horário: 14:00 às 18:00
Os 3 dias - https://goo.gl/ayIxWF
Todos os dias terão certificado de participação.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

II edição do Açaí com letras Arquivísticas - UFPA

Promovido pelo Centro Acadêmico de Arquivologia (CAARQ/UFPA) em parceria com os professores do curso de Arquivologia, o evento que estar em sua II edição realizará duas oficinas sendo aplicadas nos dias 26 e 27 de Maio com aplicação das referidas pelos Professores Leonardo Torii e Luiz Eduardo.
Inscrições com: Isy Lima, Raí Rocha e Paula
Nós do Olhar Arquivístico desejamos sucesso a este evento.

#ArquivologiaUFPA




sábado, 16 de maio de 2015

3 Anos da LAI - Acesso e Transparência


Completando três anos em vigor neste dia (16) a LAI – Lei de Acesso a Informação, foi implantada em quase todo território brasileiro. Do total das suas 27 unidades federativas apenas cinco ainda não implementaram: Amapá, Amazonas, Pará, Roraima e Rio Grande do Norte (conforme divulgado pela CGU); Com isso a Controladoria-Geral da União lançou nesta quinta-feira (14) uma campanha para estimular à regulamentação da Lei 12.527/2011 incluindo estes poucos estados bem como alguns órgãos e municípios da nossa federação.
O acesso à informação é direito do cidadão e sua não disponibilização por parte dos órgãos, estados ou municípios poderá acarretar em algumas sanções prevista na lei.
Contudo, a LAI tornou-se uma “arma poderosa” em nossas mãos, e além de tudo ela é um canal aberto para acesso a dados públicos onde, através destes, podemos reivindicar maior transparência em nosso País.

Façamos nossa parte!

João Paulo - Olhar Arquivístico