sexta-feira, 25 de março de 2016

Submissão de trabalhos para o XX ENEARQ 2016

O XX Encontro Nacional dos Estudantes de Arquivologia contará com três eixos temáticos, seguindo o temaARQUIVOLOGIA SEM FRONTEIRAS E AS INTERFACES DO CAMPO:
  1. A interdisciplinaridade entre a Arquivologia e as outras áreas de saber;
  2. Gestão da Informação Arquivística; e
  3. Sociedade, memória, cultura e Arquivologia.
Teremos também o I Seminário Interdisciplinar de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, evento paralelo que envolverá profissionais das três áreas abordando a relação entre elas e o campo de trabalho.
Para completar a parte científica do evento, os participantes poderão participar de oficinas, mini-cursos, grupo de trabalho e grupo de discussão. As oficinas e mini-cursos apresentarão temas específicos do trabalho arquivísticos, ministrados por profissionais com extensa experiência.
Os participantes poderão submeter trabalhos através de quatro modalidades: apresentação oral, pôster, monografia e trabalho audiovisual, explicados no Edital de Submissão.


XX ENEARQ 2016 - Encontro Nacional dos Estudantes de Arquivologia

O Encontro Nacional dos Estudantes de Arquivologia visa promover intercâmbio científico-cultural entre discentes, profissionais e docentes da área de Arquivologia  de todo país, através da troca de experiências e conhecimento entre os participantes. Os encontristas têm, nesta semana de imersão, a oportunidade de se conhecerem e debaterem temas pertinentes a formação e atuação dos futuros arquivistas do Brasil. No ano de 2016, dois eventos integrarão o ENEARQ: o I Seminário Interdisciplinar dos Estudantes de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia e a V Copa Esportiva de Arquivologia, sendo estes últimos, eventos paralelos.
Orienta o desenvolvimento de relações entre as dezessete Universidades Federais e Estaduais pertencentes à classe arquivística, bem como biblioteconômica e museológica a do I Seminário Interdisciplinar, visando assim dialogar e permutar saberes aliando as mais diversas organizações e setores através das parcerias e de sua programação, superando-se, assim, o discurso da hegemonia acadêmica e substituindo-o pela ideia de aliança com movimentos, setores e organizações sociais.
Construído pela Executiva Nacional dos Estudantes de Arquivologia, Coordenação Discente do curso de Bacharelado de Arquivologia da UNIRIO e também da Escola de Arquivologia na figura de sua Direção, o evento almeja difundir a cultura local, sustentabilidade, bem como a própria área arquivística.
É por meio da ciência que a humanidade vem buscando conhecer o mundo e achar respostas para as diferentes situações, fenômenos e experiências. A comunicação científica vem contribuir de forma dinâmica e contínua para a divulgação e disseminação dessas pesquisas na medida em que envolve os pesquisadores, suas experiências e a literatura produzida, permitindo o avanço dessas pesquisas e consolidação dos conhecimentos.  Desta forma, a partir das publicações técnico-científicas, a ciência é divulgada.
E é com base nesses argumentos, e respaldado por todas as indagações que envolvem a atuação dos profissionais da informação em plena era da Sociedade da Informação, que os discentes do curso de Arquivologia da Universidade federal do Estado do Rio de Janeiro discutem na 20ª edição do Encontro Nacional de Estudantes de Arquivologia a temática: “A Arquivologia sem fronteiras:interfaces do campo”.