sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Seminário de Metodologia do Trabalho Cientifico - Apresentação de TCC para área de Arquivologia produzidos em Universidades Brasileiras

  A formação em arquivologia na cidade de Porto Alegre: dos cursos livres à graduação universitária

Autor: Navarro, Vinícius Mitto
Orientador: Berwanger, Ana Regina
Data: 2008
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação.
Curso de Arquivologia.
Resumo
Este estudo apresenta um mapeamento sobre as possibilidades de formação em Arquivologia na cidade de Porto Alegre. Analisa o estudo desta área do conhecimento, a partir de outras ciências, bem como de si mesma, tendo como recorte temporal os anos de 1978 a 2008. Constata os variados níveis de formação em Arquivologia que existiram, desde disciplinas isoladas em cursos de graduação, passando por cursos livres, oferecidos por instituições de classe ou de aprimoramento profissional, apresentando também o único curso de pós-graduação em Arquivologia, que ocorreu em Porto Alegre até os dias atuais. Destaca o projeto de implantação da graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sua criação e desenvolvimento ao longo de quase uma década de existência, ressaltando seus projetos acadêmicos. Conclui, percebendo a importância da continuação deste estudo, notando o ineditismo do tema e as parcas referências acerca do mesmo.
Palavra-chave:



AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS INFORMACIONAIS EM
FORMANDOS DE ARQUIVOLOGIA DA UFBA

RESUMO
Trata-se de um estudo realizado no ambiente da Sociedade da Informação, para
tratar de aspectos que se relacionam à Competência Informacional e à
Arquivologia, situando a participação do arquivista nesse cenário. A partir desse
contexto, esta monografia buscou como objetivo geral verificar se os formandos
de 2008.2 do curso de Arquivologia da UFBA desenvolveram competências
informacionais. Destacam-se aspectos teóricos sobre a Competência
Informacional e o papel do arquivista como mediador da informação. A pesquisa é
divida em duas etapas: na primeira foi realizado um levantamento das
competências informacionais apontadas por autores para os profissionais da
informação, e como essas competências podem medidas; na segunda etapa foi
elaborado um instrumento de coleta de dados composto por um problema de
informação a partir do qual se simulava uma situação de busca de informação por
um usuário fictício. Os resultados indicam que as principais competências
informacionais podem ser agrupadas em: diagnosticar a necessidade de
informação; pesquisar informações; analisar e avaliar informações; aplicar
informações; ensinar a lidar com informação; organizar, armazenar e recuperar
informações. Concluiu-se que os formandos desenvolveram, de forma geral,
competências informacionais, assim como desempenharam seu papel de
mediadores ou facilitadores no acesso à informação.
Palavras-chave:
Competência Informacional.
Profissional da informação.
Avaliação de Competências Informacionais.


ATIVIDADES CULTURAIS E EDUCATIVAS EM ARQUIVOS:
um estudo de caso sobre o
Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho

Orientador: Giovanaz, Marlise Maria
Autor:  Minuzzo, Liziane Ungaretti
Data:2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação.
Curso de Arquivologia.

 RESUMO
Trabalho de conclusão de curso que faz um levantamento das atividades de difusão e educação patrimonial promovidas por arquivos. Objetiva compreender as atividades de difusão desenvolvidas pelo Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho (AHPAMV) e suas implicações na construção da cidadania e preservação da memória. Inicia com referencial teórico sobre os conceitos de patrimônio cultural, memória e preservação, bem como os tipos de atividades educativas e culturais que podem ser promovidas em arquivos. Aborda três casos internacionais de difusão em arquivos. Descreve brevemente os serviços, histórico, acervo e instalações do AHPAMV. Culmina na análise destes dados e sua comparação com o referencial teórico e os três casos de arquivos internacionais. Conclui com sugestões de melhoria ao Programa de Educação Patrimonial do AHPAMV e propõe a elaboração de novos serviços voltados à ação cultural.
Palavras-chave:
Educação patrimonial.
Ação Cultural.
Difusão em Arquivos.
Arquivo Histórico.
 Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho.

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