quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O QUE SÃO ARQUIVOS PESSOAIS


Casamento de Nair e Juarez Távora. Sentado à esq. Getúlio Vargas. Em pé da esq.p/dir. José Américo (1º), Oswaldo Aranha (8º) (Arq. OA foto 074) De uma maneira geral, as pessoas guardam documentos que testemunham momentos de sua vida, suas relações pessoais ou profissionais, seus interesses. São cartas, fotografias, documentos de trabalho, registros de viagens, diários, diplomas, comprovantes e recibos, ou simplesmente "papéis velhos". Esses documentos, quando tomados em conjunto, podem revelar não apenas a trajetória de vida, mas também gostos, hábitos e valores de quem os guardou, constituindo o seu arquivo pessoal. Anotação de Alzira Vargas, feita durante a reunião ministerial de 23/08/1954, registrando a decisão de Getulio Vargas em se licenciar da presidência da República como solução para a crise política. (Arq. GV c 1954.08.23/1) Arquivos Pessoais, portanto, são conjuntos documentais, de origem privada, acumulados por pessoas físicas e que se relacionam de alguma forma às atividades desenvolvidas e aos interesses cultivados por essas pessoas, ao longo de suas de vidas. Essa acumulação resulta da seleção dos documentos a serem guardados, entre todos os papéis manuseados cotidianamente, e vai sendo feita ao longo do tempo. Muitas vezes, principalmente no caso de arquivos privados de pessoas públicas, essa seleção também é feita por auxiliares e, após a morte do titular do arquivo, por familiares e amigos.
Diários pessoais de Eurico Gaspar Dutra. (Arq. ED dp 1930.10.14) Os arquivos pessoais constituem valiosas fontes de pesquisa, seja pela especificidade dos tipos documentais que os caracterizam, seja pela possibilidade que oferecem de complementar informações constantes em arquivos de natureza pública. O crescimento das pesquisas nas áreas de história da vida privada e história do cotidiano, bem como o interesse crescente pelas análises de tipo biográfico e pelas edições de correspondência escolhida, têm aumentado a procura por este tipo de fonte, chamando atenção para a importância de sua preservação, organização e abertura à consulta pública.
Agenda de despacho do ministro Mário Henrique Simonsen com o presidente Ernesto Geisel. (Arq. EG) Em virtude de conterem informações fundamentais para a recuperação da memória ou para o desenvolvimento da pesquisa histórica, científica ou tecnológica do país, alguns arquivos pessoais podem ser classificados como "de interesse público e social", por meio de dispositivo legal. Nesses casos, a lei determina que sejam preservados e colocados à disposição dos pesquisadores. Por se tratarem de documentos de natureza privada, os arquivos pessoais reúnem muitas vezes informações cujo acesso pode comprometer a intimidade do seu titular ou de terceiros. O Brasil hoje já dispõe de um corpo de leis regulamentando várias questões na área de arquivos, entre elas, o acesso a informações de natureza privada. Além da lei 8.159, de 1991, conhecida como Lei de Arquivos, que possui um capítulo dedicado aos arquivos privados, o decreto 2.942, de 1999, e a Resolução nº 12, do Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ, estão voltados para o tema.

http://cpdoc.fgv.br/acervo/arquivospessoais

2 comentários:

  1. Assunto do meu TCC de MTC.

    ResponderExcluir
  2. Adorei João Paulo, tudo a ver com o assunto do meu seminário de MTC, só veio a acrescentar ao meu trabalho. Obrigada!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!